Nesse sábado (07), ainda em clima de São João, o povoado Buriti Doce no 1º Distrito de Caxias realizou a sua 8ª edição do arraial do povoado, com a apresentação de várias manifestações culturais, dentre elas, quadrilhas e carimbó.

Aproximadamente 10 povoados da região estiveram representados na noite festiva.

“É maravilhoso! A cada ano é casa cheia. Devido ao grupo Carimbó Flor do Campo, outros têm surgido. São mais de 30 arraiais. A gente faz parte de uma integração de grupos devido ao governo do prefeito Fábio Gentil, porque antes não tinha nenhum apoio”, explica Ana Cláudia, organização.

“Nós criamos a quadrilha para valorização da cultura local, porque não tínhamos nenhuma representatividade. Resolvemos criar para dar um brilho a mais, tanto os alunos como também na comunidade Brejinho”, destaca Jesus Teixeira, gestora da Escola Pedro Neiva de Santana (Brejinho).

“É o primeiro ano da quadrilha, mas já fez história, não só no Brejinho, mas em toda a região. É importante porque atrai a juventude, atrai a comunidade, a escola, enfim, todo mundo junto e misturado na cultura da zona rural”, lembra Domingos, noivo da Quadrilha Flor do Brejo.

O arraial este ano contou com o apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude. O prefeito Fábio Gentil, acompanhado de sua equipe de governo, esteve no povoado onde cumprimentou a todos, destacando a importância de valorizar a cultura local.

“Também é um dever do prefeito essa parte da alegria, da diversão. É isso que está acontecendo na gestão do Fábio Gentil. O Fábio está olhando pra Caxias em todos os aspectos! Caxias hoje vive outra fase”, disse Zé Gentil, ex-deputado estadual.

“A cultura tem que estar presente em todo Município, seja na zona urbana, seja na zona rural. Esse é um evento com certa tradição e que agora recebe o apoio da Prefeitura de Caxias, que visa levar a cultura à nossa população, onde quer que ela esteja”, reforçou Paulinho, vice-prefeito.

“Caxias este ano realizou o maior São João do Maranhão, que repercutiu em todo o Estado. Hoje a gente dá continuidade nesse trabalho com o pessoal do Buriti Doce, que abrange Sussuarana, Cupins, Canaã, Brejinho, vários povoados. Isso é uma demonstração de compromisso. Devemos interagir mais, estarmos mais presentes na zona rural; nós entendemos que o bom prefeito precisa ir ao encontro das pessoas olhando às necessidades para que possamos encontrar as soluções”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,