Técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST\Regional Caxias) participaram em São Luís do 1º Seminário Integrado de Vigilância Sanitária Ambiental e Saúde do Trabalhador.

O evento teve o objetivo de sensibilizar e fomentar as vigilâncias em saúde nos municípios de maneira integrada, com efetividade das políticas públicas e economia dos gastos públicos.

Luciano Mamede, coordenador estadual de Política de Saúde do Trabalhador, frisou que a importância do evento é mostrar que as vigilâncias devem andar integradas, buscando trabalhar em cima dos riscos que, direta ou indiretamente, podem afetar as pessoas causando alguma doença ou agravo.

“É trazer à tona algumas pautas importantes como, por exemplo, o uso indiscriminado de agrotóxicos, a lesão por esforço repetitivo e todas aquelas doenças que podem ser adquiridas em algum tipo de atividade ocupacional”, completou.

A nutricionista do CEREST Caxias, Vania Célia, enfatizou que o encontro demostrou a realidade do desempenho frente à execução das ações atendendo às diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador (PNST).

“Quando conversamos sobre saúde do trabalhador, vigilância ambiental, vigilância sanitária, epidemiológica e atenção básica, conseguimos entender o trabalhador na sua integralidade”, completou Karla Baeta, coordenadora nacional de Saúde do Trabalhador.

“Nós enviamos as nossas técnicas responsáveis pelos projetos que nós elaboramos na Regional de Caxias, projetos de grande impacto, inclusive já com apresentações em congressos nacionais e recebendo também premiações do próprio Ministério da Saúde. É uma tarefa cumprida oferecer mais capacitações e potencializar a própria política dentro do Estado. O prefeito Fábio Gentil e a secretária de Saúde têm nos apoiado bastante”, enfatiza Eliel dos Santos, coordenador do CEREST.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,