Nesse domingo (08), a Feirinha da Gente, realizada semanalmente na Praça Vespasiano Ramos, no Centro de Caxias, apresentou uma variedade de opções aos caxienses dentre elas artesanato, culinária, produtos da agricultura familiar e bijuterias. A atração musical ficou por conta de Fábio Zorah.

A Feirinha

No próximo dia 23 de julho a Feirinha da Gente completa 1 ano de criação. A atração aos domingos, que foi idealizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Adjunta de Turismo, logo ganhou o apoio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria de Indústria e Comércio; Secretaria de Agricultura e Pesca; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria Municipal de Infraestrutura; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, além do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“A Secretaria de Agricultura apoia a Feirinha da Gente com a condução dos agricultores familiares. Temos 11 agricultores familiares que são produtores, onde nós os buscamos todos os domingos nas suas respectivas residências e trazemos para cá, junto com os produtos disponibilizados para venda. Nós prestamos a assistência técnica para esses produtores, para que eles produzam da melhor forma possível, para que esses alimentos sejam de qualidade e próprios para o consumo”, ressalta Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Feirinha abre novas oportunidades

A proposta da iniciativa era estimular a comercialização de produtos agrícolas e artesanais, da culinária local, dentre outros, sendo realizada aos domingos das 8h às 15h. De lá pra cá, a proposta tem sido alcançada, tornando os seus permissionários cada dia mais motivados a levarem seus produtos para serem expostos e vendidos em praça pública, dando não apenas opções aos visitantes, mas tornando o local um ambiente privilegiado de encontros e sociabilidade da família caxiense, como destacam Maria Zenaide e Pedro Arcanjo, que são artesãos desde o início da Feirinha.

“Eu vendia só em casa. Vendia colar, brinco, pulseira e almofada. Com o surgimento da Feirinha foi melhor porque a gente passou a vender mais, ou seja, foi uma melhoria para nós”, lembra Maria Zenaide, artesã.

“Acho que a Feirinha foi uma grande sacada da administração municipal. Para mim foi uma vitrine para mostrar meu trabalho não só aqui, mas em outros lugares. Meu trabalho passou a ser mais aceito. Já fui convidado para fazer oficinas em outros lugares, ministrar cursos, isso depois da Feirinha”, afirma Pedro Arcanjo, artesão.

Além da exposição de uma variedade de produtos, os projetos sociais do município também têm espaço no palco da Feirinha, bem como as datas comemorativas.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, reforça a importância do espaço. “Quase todas as vezes que se comemora alguma coisa é aqui na Feirinha da Gente. O Dia do Professor foi comemorado aqui, e nós estivemos aqui com os professores do município, participando do momento e recebendo as homenagens. Nós queremos cada vez mais fazer isso”.

Feirinha contribui com o resgate de vidas

Projetos que resgatam vidas, como a Fazenda da Esperança da Igreja Católica, também têm espaço na Feirinha. A Fazenda da Esperança está localizada no povoado Cruz, em Caxias, e tem capacidade para 45 pessoas, mas hoje atende 40 acolhidos que passam por um intenso tratamento de 1 ano até serem devolvidos à sociedade novamente.

“Todos esses produtos são feitos lá. Nossos terços, doces, biscoitos, as mudas, canetas, pulseiras, agendas, dentre outros produtos. Na aquisição desses produtos, você está contribuindo com o nosso sustento. Adquirindo qualquer produto você está ajudando a salvar uma vida”, explica Valter Freitas, funcionário da Fazenda da Esperança.

Feirinha ajuda a ampliar negócios

Em seu primeiro ano de existência, a Feirinha da Gente também tem a honra de poder ter contribuído com o crescimento de empreendedores que iniciaram timidamente, mas que graças à exposição de seus produtos conseguiram aprimorar os seus negócios. É o caso de Marco Leitão Filho, que junto com a irmã fabricam bolsas e calçados e viram o empreendimento crescer ao longo do último ano, a ponto de já estarem planejando a abertura da primeira loja em Caxias.

“A gente começou com bolsas e ampliou para a área de calçados. A demanda aumentou e as pessoas começaram a cobrar algo que a gente ainda não tinha em mente. Como a Feirinha é apenas aos domingos, veio a ideia de abrirmos a loja. E, com isso, muitas pessoas de fora procuram para revender o nosso produto, ampliando mais. Estamos estruturando, inclusive para iniciar uma ideia de franquia. Com o aumento da procura, nós lançamos a micro franquia para o revendedor; hoje a gente trabalha com os revendedores, eles adquirem um kit com 17 bolsas. É uma renda a mais. Tudo isso começou aqui na Feirinha. A gente tem uma fábrica, vamos crescer. No próximo ano, com certeza, a gente vai estar com lojas”, explica Marco Leitão Filho, empreendedor.

“Foi muito positiva a Feirinha, principalmente pelas pessoas que frequentam, visitantes, os caxienses, as famílias. A gente percebe o estímulo à economia alternativa, pessoas que começaram aqui e que hoje estão montando suas lojas. Estamos preparando uma programação especial para esse período de férias, fazendo uma colônia de férias com música, teatro, brinquedos, enfim. A Feirinha é esse lugar de relacionamento, de encontro de amigos, é um lugar aprazível”, disse Arthur Quirino, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“A Feirinha é um sucesso! Tem sido palco de apresentações de grandes pérolas do município de Caxias, apresentando ao nosso povo os talentos que nós temos. Além disso, tem culinária, artesanato e outras riquezas para os turistas. A Feirinha não pode parar; nós temos que crescer cada vez mais e fazer com que a cidade possa se desenvolver”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,