A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou na manhã dessa sexta-feira (13) a formação para professores do Ensino Comum na perspectiva da educação inclusiva.

O evento ocorreu no Salão Paroquial Padre São José, no Centro de Caxias. Durante a solenidade de abertura, alunos da educação especial realizaram apresentações e interpretaram o Hino Nacional Brasileiro por meio da Linguagem de Sinais.

O público composto por professores da educação regular que recebem alunos com alguma limitação no aprendizado destacou a importância do momento formativo.

“É sempre um desafio receber esses alunos, mas com a ajuda da formação a gente está se preparando, lendo muito para nos prepararmos o máximo possível”, frisou Francisca Freitas, professora.

“Trabalho nas escolas José Castro e Vila Paraiso, e em ambas trabalhamos com crianças com alguma limitação. Como eu trabalho com Educação Física, que é uma disciplina bastante acolhedora, todo mundo tem esse aconchego e é muito prazeroso trabalhar a inclusão com os alunos, independente da necessidade que ele tenha”, ressaltou Valter Júnior, professor.

Atualmente 2.280 alunos estão incluídos no Ensino Comum em 85 salas de Atendimento Educacional Especializado, que são assistidos por intérpretes, cuidadores e tradutores. A capacitação visa estimular ainda mais o aprendizado de cada um deles.

“Esse momento é importante porque muitos professores ainda não tiveram formação nessa área, sendo que esses professores recebem esses alunos; então é necessário ter essa formação. Eles vão aprender como trabalhar e meios facilitadores”, destacou Maria de Fátima, coordenadora do setor multiprofissional da SEMECT.

“O curso de formação começa hoje e dura seis meses. O aluno especial tem direito a um cuidador, a um intérprete de libras, a um tradutor de Braile. Essas pessoas vão estar nos ajudando, colaborando com o ensino de crianças especiais dentro das salas comuns. Que as famílias nos ajudem fazendo os exames para sabermos as necessidades de cada aluno. Temos um grupo de profissionais especializados para isso. Hoje Caxias possui o setor multiprofissional na educação”, explica Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,