A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação da Vigilância Epidemiológica do Município, realizou no Centro de Ensino Inácio Passarinho, no Morro do Alecrim, um treinamento para os profissionais da saúde que vão atuar na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e o Sarampo.

Dentre os profissionais, estiveram reunidos enfermeiros e responsáveis pelas salas de vacina. No Maranhão, 499.092 mil crianças devem ser vacinadas.

“Esse treinamento é importante para nossa atualização profissional para uma campanha segura e atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde” afirma Andréia Almeida, enfermeira da UBS Trizidela.

A Campanha tem início dia 06 e segue até o dia 31 de agosto, sendo que o Dia “D” está marcado para 18 de agosto. A ação é destinada ao público de crianças com 1 a menores de 5 anos independentemente da situação vacinal.

Nesse período também será administrada a vacina Tríplice Viral (contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola), sendo 2 doses para a faixa etária entre 12 meses a 29 anos, além de profissionais de saúde. A população entre 30 e 49 anos deve tomar apenas 1 dose.

“Essa vacina é uma forma de prevenção, porque já tem casos registrados de Sarampo em alguns estados do Brasil e casos de Poliomielite em países vizinhos. Como a gente tem esse trânsito de viajantes entre o Brasil e esses países que têm registrado esses casos de Poliomielite, nós estamos realizando essa Campanha como forma de prevenção”, enfatiza Conceição Vilanova, supervisora do Programa de Imunização de Caxias.

 

Palavras chaves: ,