A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou na manhã dessa terça-feira (24), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

O evento realizado na escola Leôncio Alves Araújo teve por objetivo apresentar os indicadores de impacto social, como: registro civil; frequência escolar; acompanhamento da saúde; percentual de nascimentos e óbitos, dentre outros.

O Selo UNICEF, edição 2017-2020, acompanha a evolução de cada município do país, visando a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.

“Essa edição é de 2017 a 2020, então nós vamos até novembro de 2019, que é o 2º Fórum com a presença do observador do UNICEF. A adesão se faz de acordo com a entrada de uma gestão e finaliza com a saída dessa gestão”, explica Kátia Braga, presidente da comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

“Nós estamos com muitas políticas voltadas para as crianças e adolescentes, uma delas é: nenhuma criança fora da escola! Estamos visitando os bairros, conhecendo um pouco mais quem é a criança que está fora, quem é o adolescente e quem é o idoso, para que a gente possa fazer um chamamento à matrícula”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“O Selo UNICEF tem uma metodologia própria; ele indica o fator que precisa melhorar e sugere ações. Os meninos passaram por três capacitações e agora é a vez de irem a campo”, lembra Luís Gustavo, mobilizador jovem do Selo UNICEF.

“O 1º Fórum Comunitário tem a finalidade de reunir os adolescentes e a sociedade civil organizada. Nós temos aqui a presença da Diocese, Conselhos de Direitos e Conselho Tutelar para discutir alguns pontos importantes no município e, em cima desses pontos, destacar algumas prioridades para melhorar os índices que vieram de 2015 e 2016”, destaca o Prof. Chiquinho, secretário da SMADS.

O prefeito Fábio Gentil destacou a importância do trabalho conjunto das secretarias municipais e o empenho da sociedade na melhoria dos índices sociais, de saúde, educação, dentre outros.

“Esse Fórum é importante porque irá nos mostrar os caminhos para melhorar esses índices. A Prefeitura de Caxias não pode ficar de fora! Então, a participação de todos é muito importante, porque só assim a gente mobiliza a sociedade”, ressalta Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Na ocasião, o prefeito aproveitou a solenidade para anunciar a nomeação do Professor Chiquinho a secretário da SMADS. Até então, ele era secretário adjunto e a pasta tinha à frente a primeira-dama Letícia Mabel.

“Sabemos o quanto o prefeito tem uma agenda movimentada e o quanto a mulher faz parte para estar ao lado dele. Decidimos em comum acordo. Foi uma decisão sábia porque estou entregando a Secretaria nas mãos de uma pessoa muito importante, que tem feito um trabalho excelente! É um amigo, é um secretário muito humano. Ele trabalha de coração aberto para o povo”, disse Letícia Mabel, primeira-dama.

“Ela continua trabalhando com a Assistência Social, ajudando, porque para ajudar não precisa de função, precisa de boa vontade e, essa boa vontade, ela tem! Neste momento, o secretário adjunto, que é o Professor Chiquinho, a gente eleva ao posto de secretário, tendo a certeza que ele irá conduzir essa pasta com toda humanização que tem, com o melhor caminho possível para que a gente possa dar continuidade a esse trabalho deixado pela Letícia”, reforça Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,