A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Caxias (UVZ), diante da situação da Leishmaniose Visceral (calazar) no município, elaborou um plano de intensificação das ações de combate à doença. Com isso, as atividades preventivas, que já são realizadas na rotina do Programa Nacional de Controle, serão intensificadas no biênio 2018/2019.

Atualmente já são realizados os testes rápidos e as ações de manejo ambiental, sendo que o desenvolvimento das estratégias do plano serão em parceria com as secretarias municipais, demais coordenações do município e a Unidade Regional de Saúde de Caxias, tendo início na Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, sendo 10 de agosto o dia mundial.

Caxias está recebendo muitos casos advindos de outros municípios por ser uma macrorregião. Acontecerão ações pontuais nos bairros Campo de Belém e Seriema, onde foram notificados óbitos por calazar. No ano passado, 2017, foram 04 óbitos em Caxias e, até o momento, em 2018, foram registrados 02 óbitos.

Deve se evitar a doença através de medidas preventivas simples, como, por exemplo, o manejo ambiental (limpeza de quintais e terrenos baldios e o acondicionamento correto de lixo orgânico), pois o vetor se desenvolve em terra úmida, folhagens, material orgânico em decomposição e fezes de animais. A galinha e o cão doméstico são as principais fontes de alimentação do vetor no meio urbano, sendo o último o reservatório da doença.

“Resolvemos fazer o trabalho de campo mais intenso. Em alusão à Semana Nacional de Combate à Leishmaniose, resolvemos fazer uma grande programação, pois entendemos que as pessoas não conhecem bem sobre esse agravo, sendo uma doença de difícil manejo, que causa óbitos, principalmente em crianças e idosos”, alertou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Maryanne Morais, chefe do Núcleo de Educação da UVZ, lembrou que as ações terão início no próximo dia 06 de agosto.

“O lançamento será no auditório do SAMU, seguindo por toda a semana, e estaremos nas localidades que tiveram óbitos e também nas escolas, sendo que o nosso principal objetivo é alertar a população em relação à doença, os sintomas e as formas de prevenção, onde a principal delas é combater o vetor através de práticas de manejo ambiental”, explicou.

Palavras chaves: , ,