Nesse domingo (05) foi o Dia Nacional da Saúde, instituído pelo Ministério da Saúde, e a população pôde ter acesso a diversos serviços oferecidos na Feirinha da Gente, dentre eles: aferição de pressão arterial, vacinação, orientações nutricionais e sobre o aleitamento materno, distribuição de preservativos, orientação sobre a saúde do trabalhador e muitos outros.

“Nós, trabalhadores e a população em geral, temos que saber sobre nossos direitos com relação aos serviços oferecidos pelo município”, disse Claudia Regina, professora.

“Todos os dias é o dia da saúde, porém, aproveitamos o espaço da Feirinha da Gente que é muito frequentando. Estamos disseminando nossas ações com quase todos os serviços de saúde do município”, enfatizou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

A gerente de Enfermagem da Maternidade Carmosina Coutinho, Joane Talita, lembrou que esta semana a unidade de saúde estará voltada à amamentação, incentivando as mães a oferecerem o melhor em alimentação aos filhos através do leite materno.

“Estamos falando sobre a orientação nutricional em relação à alimentação saudável aos hipertensos e diabéticos. As pessoas tiram dúvidas sobre o uso de sal e açúcar e a gente orienta sobre os alimentos que são aconselháveis para estes tipos de pacientes”, explicou Camila Batista, nutricionista do CEAMI.

“Levando em conta esta semana de intensificação das nossas ações, estamos aqui passando informações sobre a Leishmaniose, os sintomas e formas de prevenção”, disse Maryanne Morais, chefe do Núcleo de Educação em Saúde da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde através da Maternidade Carmosina Coutinho, UVZ, CEAMI, CEREST, PAM, CTA/SAE, Coordenação da Atenção Primária e a Coordenação da Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas às Mulheres levou um educador físico que fez todos os presentes se exercitarem. Também foi realizada a seletiva do concurso “Dança com a gente”, na categoria adulto.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,