A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), promoveu a Jornada Pedagógica Internacional de Caxias, que aconteceu nos dias 02 e 03 de agosto.

A abertura ocorreu no Caxias Shopping Center e contou com a presença do prefeito Fábio Gentil e demais autoridades dos poderes legislativo e executivo, como também de associações e instituições do município.

As palestras foram exibidas em 7 polos simultaneamente através das redes sociais da SEMECT. O evento trouxe o tema: “Educar na contemporaneidade: repensando práticas e ressignificando saberes”, e objetivou implementar o Plano Municipal de Educação, vigente através da realização de ações de formação continuada com todos os profissionais da rede de ensino.

Luzia Lima: doutorado em Educação, pós-doutorado em Terapias Expressivas e Educação Inclusiva (Lisboa\Portugal); David Rodrigues: pós-doutorado com tese sobre Crianças com Paralisia Cerebral (Lisboa\Portugal); Alfred Frederick: pós-doutorado em Educação (Universidade de Harvard) e pós-doutorado em Ciência Pedagógica (Bruxelas\ Bélgica), e José Ribamar: doutorado em Educação pela USP, mestrado em Educação pela PUC\SP e estágio de formação de professores na França, palestraram durante os dois dias de Jornada

“Estamos inovando. Estamos trazendo pra Caxias uma Jornada Pedagógica transmitida ao vivo para 7 polos escolares, que têm torno de 500 pessoas. O público alvo foi professores, gestores, coordenadores e assistentes escolares e administrativos. Uma jornada com palestrantes internacionais para que possamos ouvir as experiências de outros países em educação, para cada vez mais poder melhorar a qualidade do ensino e do nosso sistema educacional”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Uma jornada desse tipo tem um grande impacto na formação dos professores, porque ela começa com inspiração e depois motiva e faz refletir, dentro da realidade de cada um. Parabéns a secretária e ao prefeito por acreditarem que a educação é a melhoria de uma nação”, enfatizou Luzia Lima, palestrante.

“A educação multicultural diz que a pessoa precisa estudar, seja ela de qual posição socioeconômica. Essa Jornada está buscando esse entendimento! Muito boa essa ótica da secretária Damasceno e do investimento na educação pelo prefeito”, disse Alfred Frederick, palestrante.

“A Jornada veio como uma aposta ganha. Quem ganha é o município, os professores e, consequentemente, os alunos”, ressaltou David Rodrigues, palestrante.

“A mudança do ensino é formada assim, de dentro do setor educacional, e a secretária Ana Célia ousou em fazer uma bela Jornada Pedagógica”, disse José Ribamar, palestrante.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,