A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da Coordenação Multiprofissional, realizou a continuação da formação do ensino comum na perspectiva da educação inclusiva com profissionais do ensino comum.

A equipe multiprofissional é constituída por profissionais que lidam com alunos que precisam de cuidados especiais. Os alunos devem ser encaminhados para profissionais habilitados ao atendimento necessário.

O encontro discutiu um olhar cuidadoso de gestores e professores sobre alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e cognitiva, além da conscientização à família sobre seu papel na educação inclusiva.

“Nós, enquanto professores, precisamos estar em constante encontro de estudo e formação, porque a cada ano os alunos têm um comportamento diferente. Sempre dentro dessa política de inclusão, os professores precisam de capacitação para o bom desempenho da função”, destacou Maria Ilsenir Moraes, professora da UEM Márcia Marinho.

“Estamos dando continuidade da formação de professores da educação inclusiva, objetivando apoiar os professores. Desejamos que todos possam sair arraigados de conhecimentos e fortalecidos, porque é um caminho trilhado muito delicado, mas que é gratificante. Acredito que essa formação vai oferecer algo desejado pelos professores que careciam de uma formação direcionada e eficaz e, que, com certeza vai suprir as necessidades percebidas”, explicou Maria de Fátima de Sousa, coordenadora da Assessoria Multiprofissional.

“Essa formação surge como um divisor de águas que vem melhorar a forma de aprendizagem na educação inclusiva, uma área muito importante e delicada na qual temos que acolher a todos os alunos. Os professores necessitavam de uma formação mais especifica e a SEMECT, através da Assessoria Multiprofissional, realizou essa formação atendendo aos professores. Que eles possam explorar ao máximo as potencialidades de cada aluno”, enfatizou Ana Célia Damascendo, secretária da SEMECT.

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