O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) tem realizado diversas ações inclusivas, tanto internas quanto externas, junto ao seu público e familiares.

Os trabalhos e a rotina do CAPS IJ envolvem uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, fonoaudiólogo, professor de educação física, médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, pedagogo e professor de música.

Neste primeiro semestre, dentre as várias atividades realizadas, se destacam a Campanha Janeiro Branco, mês de conscientização sobre o Autismo; Maio Laranja, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes; passeio no Shopping com assistidos e familiares; comemoração do Dia das Mães e festas juninas (quadrilha mirim CAPS IJ).

Encerrando o primeiro semestre do ano, foi desenvolvida a I Gincana Inclusiva com alunos, pais e convidados, sendo que o encerramento aconteceu no Ginásio de Esportes Governador João Castelo.  Eles puderam praticar futebol e atividades de circuito com bambolê, pulando corda, corrida no saco e muitas outras.

A coordenadora do CAPS IJ, Conceição Moura, explicou que foi um evento realizado para as crianças, adolescentes e seus familiares com a equipe CAPS IJ, objetivando promover um espaço de interação, socialização e lazer no ambiente externo, de modo a proporcionar experiências em outros ambientes.

Para abrir o segundo semestre de 2018, será realizada a primeira atividade do projeto “Peixinho Azul”, onde as crianças do CAPS IJ poderão interagir com os colegas e a equipe multiprofissional na piscina da escola municipal José Castro, no bairro Ponte. A atividade externa vai acontecer na manhã desta sexta-feira (17).

O Peixinho Azul é um projeto de inclusão através de atividades esportivas, na qual foi escolhida a natação por agregar os requisitos necessários para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas.

Outras ações para este semestre são: Campanha Setembro Amarelo (pela valorização da vida), mês da criança em outubro (com sessão de cinema inclusiva) e a II Cantada Natalina com show de talentos.

Palavras chaves: ,