Trabalhadores e trabalhadoras rurais de Caxias de 16 assentamentos estiveram reunidos no Centro de Treinamento João Paulo II, na manhã dessa sexta-feira (17), no Seminário da Reforma Agrária promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Na ocasião o prefeito Fábio Gentil, o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, George Aragão, e representantes do Sindicato, associações e do legislativo municipal discutiram soluções para alavancar a produção no campo.

“É de grande importância a gente reunir os trabalhadores e colocar para eles o que está acontecendo. Com a retirada do MDA, a gente teve dificuldade para aplicar os recursos. A gente precisa estar junto com a Prefeitura e o INCRA para somar forças”, disse Antônio José, secretário de Política Agrária do STTR.

“Hoje nós estamos satisfeitos porque os recursos estão de volta. Nós queremos saber das atividades do INCRA, queremos fazer parceria com o Município, Estado e Governo Federal para funcionar esse trabalho da agricultura familiar em Caxias”, frisou Domingos Rodrigues, presidente da Associação do Lavras/ P.A. Água Preta.

“Essa parceria só vai fortalecer mais o homem do campo e a nossa cidade será melhor, porque irá produzir e, no momento em que o nosso produtor produz, nós melhoramos o nosso IDH e com certeza nós teremos uma cidade cada vez melhor. O prefeito Fábio Gentil está de parabéns e os trabalhadores rurais estão de parabéns”, lembra Neto do Sindicato, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, e o INCRA assinaram um termo de cooperação para que os trabalhadores possam acessar três créditos: O Apoio Inicial, onde cada família terá direito a R$ 5.200 reais, o Fomento de R$ 6.400 reais e o Fomento Mulher, com R$ 5.000 reais por família. Em Caxias mais de 2 mil famílias poderão acessar os créditos.

“O trabalho continua, os créditos continuam. Hoje estou trazendo boas notícias para o trabalhador. A Prefeitura vai disponibilizar técnicos agrícolas e agrônomos para ajudar os trabalhadores para apresentar esses projetos para o INCRA. Outra boa notícia é que as construções de casas para o trabalhador voltaram novamente; é de responsabilidade agora do INCRA a construção e reforma de casas em assentamentos. Eu só vou esperar a apresentação dos projetos produtivos para que os créditos sejam liberados”, explica George Aragão, superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

“Esse termo de cooperação vai durar dois anos. A Secretaria vai realizar os projetos e dar assistência técnica. Para isso, os agricultores vão receber o fomento, dependendo do projeto que está sendo inserido”, reforça Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

“Nós estamos mostrando como fomentar a agricultura familiar de Caxias. Isso é importante porque nós vamos ter vários tipos de apoio de aporte financeiro. Temos um, onde o agricultor tem 1 ano para pagar e só irá pagar em torno de 10% daquilo que ele adquirir junto à instituição com o apoio do INCRA. Nós iremos dar todo apoio para que o agricultor possa ter a documentação necessária para ter a possibilidade de ter acesso ao fomento; estamos também propondo ao INCRA criar a sala da cidadania aqui em Caxias para ajudar o trabalhador no futuro”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,