SAAE Caxias atua no combate ao desperdício de água
Com o objetivo de combater o desperdício de água, o SAAE Caxias executou na manhã desta sexta-feira (17) o trabalho de manutenção na rede de abastecimento para a retirada de vazamento da adutora da rua Abel Antunes, no Centro da cidade.
Essa é mais uma ação da Autarquia em promover qualidade de vida para a população por meio de serviços de saneamento público que incluem desde o atendimento diário até o combate ao desperdício de água.
Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, que acompanhou de perto a ação da equipe, toda empresa de saneamento precisa atuar na redução de perdas de água.
“Hoje temos 360 km de rede de abastecimento espalhados pelas ruas da cidade e tiramos, em média, 300 vazamentos por mês. Isso é um sinal de que trabalhamos para prevenir o desperdício da água, um bem tão precioso”, enfatiza o diretor.
Diariamente, são realizadas melhorias na rede de abastecimento de Caxias. São trabalhos desenvolvidos por meio de estudos de setorização, redimensionamento de redes e sistemas de bombeamento, interligação e extensão de rede. Tudo isso visando regularizar e ampliar o fornecimento de água em diversos bairros cujas famílias conviviam, há anos, com deficiência no fornecimento de água. São exemplos desses bairros: Pampulha, Teso Duro, Tamarineiro, Fumo Verde, Itapecuruzinho, João Viana, Bela Vista e Hélio Queiroz.
No bairro Pampulha, por exemplo, o SAAE Caxias solucionou de vez um problema antigo que a comunidade sofria com a interrupção no fornecimento de água em determinados horários do dia, principalmente na parte mais alta do bairro.
“Agora, a gente tem água dentro de casa, durante o dia, quase um milagre porque a gente convivia com a falta de água há muito tempo. Passava o dia carregando água no balde, pra tudo, pras tarefas de casa e pra cozinhar. Eu agradeço muito ao SAAE por isso”, elogia a dona de casa Marionete Santos.
O SAAE Caxias conta com uma equipe exclusiva para a detecção de vazamentos e ligações irregulares, uma ação necessária para estimular o uso racional dos recursos hídricos. Para garantir o bem-estar da população, todas as ruas danificadas nessas intervenções são recuperadas por meio do trabalho de uma equipe dedicada para a aplicação de asfalto.
Veja mais fotos: