O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (O CAPS IJ) deu início ao projeto “Peixinho Azul” com aula inaugural na piscina da escola municipal José Castro, no bairro Ponte, que contou com a participação de educadores físicos e voluntários da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Políticas Públicas às Mulheres.

“Ele falava muito em vir pra cá, quase nem dormiu a noite pensando nesse momento maravilhoso. Isso é muito importante, é um lazer fora do CAPS; ele se diverte e entra em contato com outras crianças”, disse Daiz Silva, mãe de assistido.

“A escola abraçou a causa da inclusão. A partir desse momento a gente começou a trabalhar nessa perspectiva. Quando fomos procurados pela coordenadora do CAPS nem pensamos duas vezes e não medimos esforços para justamente ter esse projeto aqui na escola”, enfatizou Liziane Machado, diretora da Unidade Integrada Municipal José Castro.

O Peixinho Azul é um projeto de inclusão através de atividades esportivas, na qual foi escolhida a natação por agregar os requisitos necessários para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas.

“Pretendemos aliar esse trabalho de inclusão da criança e do adolescente que necessita e que está dentro do espectro autista, contemplando outros espaços, dentre eles o meio esportivo”, explicou a coordenadora do CAPS IJ, Conceição Moura.

O projeto será realizado todas as sextas-feiras pela manhã e tarde, proporcionando a inclusão de pessoas autistas através do esporte. O Peixinho Azul também irá concorrer a um Prêmio Nacional de Visibilidade Social.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,