O local escolhido para o Plantão Social foi o bairro Teso Duro.

O objetivo da Coordenação do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é fazer a renovação do cadastro das famílias, pois a falta da renovação pode resultar em corte do benefício social pelo governo federal.

No caso do Programa Bolsa Família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos.

“Com esta ação estamos facilitando à comunidade na atualização do cadastro, sem filas e sem demora, além da atualização do cadastro do Bolsa Família, atualização do BPC e para quem deseja ter o NIS. Nos bairros a gente faz essa atualização com os CRAS. O importante é que as pessoas possam fazer a atualização dos cadastros para não perderem o benefício”, frisa Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família.

Atualmente 36 mil famílias fazem parte do Cadastro Único do governo federal em Caxias. Desse total, 22 mil recebem benefício social. A atualização também pode ser feita nos Centros de Referência da Assistência Social.

“Durante a semana nós fazemos agendamento para ser atendido no CRAS. Então vai toda equipe do CRAS para fazer atendimento. Nós do CRAS Bacuri estamos na Rua do Aeroporto e nós agendamos lá para que a equipe do Bolsa Família faça com essas famílias a atualização do cadastro”, explica Claudiana Ximenes, coordenadora do CRAS Bacuri.

Já no caso do Benefício de Prestação Continuada, que concede um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência, o prazo para atualização vai até dezembro de 2018. Quem perder o prazo pode ter o benefício cancelado.

Maria Aldenora aproveitou a oportunidade e, perto de casa, atualizou o cadastro do filho. “Eu vim fazer o cadastro do meu menino. Ele já recebe há 11 anos. Esse benefício é muito importante para comprar os medicamentos do meu filho. Eu vim logo para não perder porque o único apelo que eu tenho é esse, então já fiz o recadastramento do meu filho no BPC”.

“O prazo é até dezembro de 2018, tanto para quem recebe o benefício do idoso, quanto para deficiente. Esse cadastro tem que estar atualizado porque pode acontecer de o benefício ser cancelado. Então nós estamos fazendo essa mobilização nas caravanas sociais para que as pessoas possam fazer a renovação do cadastro. Quem não pôde fazer aqui, pode ir na sede do BPC na Rua 1º de Agosto, em frente à Assistência Social”, explica Marcela Stefânia, assistente social do BPC.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,