A solenidade em alusão ao Dia do Soldado ocorreu em frente ao Tiro de Guerra na manhã dessa sexta-feira (24).

O hasteamento dos pavilhões, símbolo nacional e local, foram seguidos pelo juramento da turma de 2018 à bandeira do Brasil. Todos os atiradores estavam sendo acompanhados pelos seus familiares, por secretários, vereadores e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

“Com certeza é um momento ímpar para Caxias e também para o Exército Brasileiro essa demonstração de respeito à nação. Está de parabéns o subtenente Freire que, com dedicação e respeito, ensinou a esses soldados como defender o país. Como diretor dessa instituição, temos que estar ladeados e contribuindo para que o Exército trabalhe de forma eficaz no município”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O momento também foi marcado pela entrega de boina, braçais de monitor e do certificado aos concludentes do Curso de Formação de Cabo. Além disso, a entrega de uma insígnia ao atirador mais distinto também reconheceu o esforço dos atiradores durante o período de treinamento.

“Hoje foi um dia de confraternização. Nós destacamos 04 grandes eventos e aproveitamos a data do Dia do Soldado para premiá-los. Temos hoje 95 atiradores e a previsão de desligamento dessa turma é em novembro”, lembra o subtenente Freire, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

O Dia do Soldado foi criado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que é patrono do Exército Brasileiro. Um desfile do pelotão encerrou a solenidade. O prefeito Fábio Gentil, diretor do Tiro de Guerra, destacou a importância do ensinamento baseado na disciplina e de princípios de cidadania ensinados pelo Tiro de Guerra.

“É um privilégio participar de uma cerimônia solene como essa e receber a boina, que é um significado de superação pra nós que nos dedicamos bastante e estudamos pra estar aqui. Servir ao Tiro de Guerra representa um grande aprendizado de cidadania, ética, disciplina e hierarquia, algo muito importante para nossas vidas”, enfatiza João Lucas, atirador.

“No Tiro de Guerra aprendi a obedecer a regra até o final, honrar as palavras e ter disciplina”, frisa o atirador Daniel Costa.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: