Na plateia que preencheu o auditório do SAMU um público formado por profissionais da rede municipal de saúde para falarem e vivenciarem um tema comum, mas que precisa de aprimoramentos constantes: a comunicação.

Com o tema: “Comunicação com o paciente, humanização e relação interpessoal”, a palestrante Raissa Guanieri, máster coaching, levou cada profissional de saúde a refletir sobre sua prática profissional.

A assistente social Cleidiomar Cruz e o socorrista José Lima destacaram como os conhecimentos compartilhados serão aplicados no dia a dia.

“Nós necessitamos da comunicação para um atendimento eficiente. Ela é essencial. O Núcleo de Educação Permanente capacita nossos profissionais para um atendimento humanizado e diferenciado”, frisa Cleidiomar Cruz, assistente social (NEP).

“Foi de grande importância essa palestra sobre como usar a comunicação para melhorar o nosso atendimento. A equipe do SAMU precisa ter esse cuidado em situações de emergência, tanto para se comunicar com o paciente, que as vezes é difícil, como com a família”, destaca José Lima, socorrista.

Mais de 70 profissionais de diversos centros de saúde foram mobilizados, dentre eles a Maternidade Carmosina Coutinho, CEAMI, Atenção Primária e a Unidade de Pronto Atendimento. A capacitação foi promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do Núcleo de Educação Permanente.

“Não conseguiremos a saúde que a gente quer sem atendimento humanizado e nem essa boa humanização sem a comunicação. Por isso oferecemos essa palestra e decidimos compartilhar com toda rede de saúde com intuito de oferecer melhor qualidade de vida à população”, enfatiza Rita Paz, diretora do SAMU.

Segundo a palestrante, 70% dos erros na área da saúde estão ligados à falta de comunicação eficiente entre o profissional e o paciente. Por esse motivo, fazer empatia no momento do atendimento é algo fundamental.

“O paciente sofre com muitas falhas de comunicação. Hoje vim falar justamente sobre isso, pois tudo comunica. A nossa postura comunica, os nossos gestos comunicam. Vim trazer maior clareza sobre o que está sendo comunicado, tanto de forma consciente, como inconsciente. A empatia é importante para perceber o outro, suas reais necessidades, o que é indispensável no atendimento humanizado”, reforça Raissa Guanieri, máster coaching.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: , , , ,