A solenidade de formatura dos bombeiros civis ocorreu no Ginásio de Esportes Governador João Castelo na noite dessa quarta-feira (29).

Os 70 formandos fizeram juramento de bem cumprir os ensinamentos recebidos em um ano de formação, onde foram preparados para atuação preventiva de combate a incêndios, prestação de atendimentos de emergência relacionados a incêndios, proteção à vida, meio ambiente e patrimônio.

“São pessoas que foram bem capacitadas e estão prontas para atuarem em situações de risco, que têm conhecimentos técnicos e preparo psicológico, não só em casos de incêndio, mas também de risco à vida”, afirmou o soldado Ribeiro, representante do comando dos bombeiros civis.

A profissão de Bombeiro Civil foi regulamentada em 2009 no Brasil e permite ao profissional atuar em ambientes públicos e privados, garantindo a segurança e salvando vidas. A turma teve como padrinho o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

“Isso é gratificante para o município. Inclusive existe uma lei proposta por mim na Câmara Municipal, quando vereador eu era, que obriga o poder público e as entidades particulares a, em todos os eventos, contratar o bombeiro civil como forma de segurança, sendo uma garantia de que todos os bombeiros têm oportunidade em Caxias”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Para os mais novos bombeiros civis, que agora têm à sua frente um campo de trabalho e mais responsabilidades, o momento é de realização, todos estavam acompanhados dos seus familiares.

“Foi um momento de grande aprendizado, principalmente psicológico. Me sinto mais forte e resistente. Os treinamentos não são fáceis e temos que ter muita determinação pra alcançar esse dia, não só esse, mas pra sermos bons profissionais e salvar muitas vidas, que é a nossa meta”, ressalta Kelita Kedma, Bombeira Civil.

Esse é o melhor momento da minha vida! Agradeço aos instrutores e a Deus. Acredito que teremos boas oportunidades. Esse é mais um degrau conquistado”, frisa Wedeblan Nascimento, Bombeiro Civil.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: