O lançamento do Projeto Samuzinho ocorreu na escola Raimundo Nunes, da Rede Municipal de Ensino de Caxias, no bairro Mutirão.

A iniciativa tem à frente as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e Saúde, por meio do programa Saúde na Escola (Saúde/Educação) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A escola tem mais de 600 alunos e precisou realizar um processo seletivo para escolher os alunos que vão compor a primeira turma do projeto.

“Foram selecionados alunos que têm a carteira de vacinação atualizada, as notas acima de 7 e 70% de presença. O projeto é importante em situações de risco onde os alunos poderão orientar, não só na escola, mas também na comunidade”, explica Silvia Moura, intérprete de libras.

“O projeto contribui de várias formas. Uma delas, que já está ocorrendo, é o interesse pela leitura e pela escrita. O projeto vai contemplar três professores da casa que também terão noções de primeiros socorros, o que será um grande benefício pra nós”, enfatiza Francisca Mesquita, gestora escolar.

O Samuzinho visa capacitar 03 professores e mais 35 alunos na faixa etária de 8 a 11 anos, do 3º ao 5º ano. A pequena Geovana Maria, de 10 anos, já está na expectativa para o início das atividades, que terão grande participação dos pais no incentivo e acompanhamento.

“Posso aprender muitas coisas, como técnicas de salvamento, e posso repassar para os meus familiares, amigos e pra todos que precisarem”, frisa Geovana Maria, aluna.

“Pra mim é muito importante o fato de ela estar participando, pois foi algo muito bom pra ela que a fez ter mais interesse, principalmente na leitura, e também porque ela dorme com a avó, então em qualquer situação de risco ela já terá noção do que fazer”, destaca Maria Francisca, mãe.

Os alunos vão receber informações sobre a importância do SAMU e noções de primeiros socorros. As aulas estão previstas para serem iniciadas em 15 de setembro.

Durante a solenidade todos os 35 alunos que vão participar do Samuzinho foram apresentados um a um ao público presente formado por pais, secretários municipais e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

“Hoje é um momento de alegria e satisfação! Esse é só o projeto piloto, por isso foi implantado em apenas uma escola. Ano que vem o Samuzinho será expandido pra todas as escolas do município para que a gente abranja a maior quantidade de crianças possíveis”, destaca Rita Paz, diretora do SAMU.

“Esse projeto já tem 11 anos no país. Ele nasceu pela necessidade de conscientização sobre o famoso trote, mas se viu que poderia aprofundar mais esse projeto. Grandes capitais já têm e Caxias está inovando dentro do Maranhão. Vamos fazer eles entenderem a importância do SAMU, como ele funciona dentro de uma linguagem que eles entendam e propaguem”, lembra Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

“Iremos mostrar os conceitos do SAMU e a realidade dos primeiros socorros pra que estas crianças estejam habilitadas dentro da escola e na comunidade. Tenho certeza que esse projeto só tem a contribuir”, enfatiza Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: