Médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Caxias e de outros 06 municípios que compõe a microrregião de saúde participaram nessa terça-feira (28) de uma roda de conversa do 4º encontro do Projeto Gestar, que abordou o tema: “Alterações Fisiológicas na Gravidez”, que teve como palestrantes o médico obstetra Francisco Gomes e a médica residente Priscila Magalhães.

O Projeto surgiu de uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para aproximar ainda mais a Atenção Primária da Atenção Especializada, onde o Centro Especializado de Atenção Materno Infantil (CEAMI) faz o matriciamento dessa parceria.

A secretária de Saúde, Socorro Melo, explicou que esse é um projeto que empodera os profissionais de forma que a rede se completa, fazendo parte dessa capacitação todos os profissionais com atualização científica.

“Durante um encontro e outro, a gente vai observando as fragilidades entre os dois serviços, Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada. A gente vem para discutir a melhor forma de resolver os problemas e as fragilidades. Vale lembrar que a Atenção Primária trabalha com a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a educação da população”, lembrou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

Francisco Gomes, médico obstetra, destacou que a palestra tratou sobre alterações fisiológicas que a mulher apresenta durante a gravidez e a verificação de situações de risco que podem complicar a gestação em todas as suas fases.

Estamos em constante capacitação para melhor atender o nosso público através da humanização do atendimento, não só da parte médico e enfermeiro, mas também da nossa equipe técnica de funcionários na unidade e também com relação à comunicação. Hoje, a Atenção Primária se comunica muito bem com o serviço especializado para evitar desvios de informação, de cuidados e de atenção”, explica a coordenadora administrativa do CEAMI, Kalyanne Paiva.

Veja na reportagem:

 

 

Palavras chaves: ,