A abertura da Semana da Pátria foi nessa segunda-feira (03). A concentração na Praça Duque de Caxias foi marcada pelo discurso de autoridades, poetas, historiadores e pela apresentação dos destaques do esporte Davi Silva (campeão no salto triplo e revezamento) e Emily Silva (campeã nos 800m e 3000m); eles são alunos do treinador Faísca e vão representar o Maranhão em novembro no Rio Grande do Norte.

“Foram 6 anos de treino e dedicação. Agora veio o reconhecimento e vamos representar o Maranhão! Agradeço aos meus treinadores e àqueles que me apoiaram”, destaca David Silva, atleta.

“É uma honra, pois é uma oportunidade única. Treinei muito pra isso e só tenho a agradecer ao meu treinador”, frisa Emily Laiany, atleta.

“Trabalho muito em prol desses meninos e venho descobrindo muitos talentos. O talento veio deles e a responsabilidade é minha. Com o apoio da Prefeitura estamos indo mais além”, ressalta Faísca, treinador.

Em seguida, alunos de escolas do Município e do Estado saíram em caminhada descendo o Morro do Alecrim até a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios declarando o amor pela cidade.

No Adro da Igreja, o aluno autista Micaias de Sousa, da escola Suely Reis, medalha de ouro no atletismo e arremesso de peso, acendeu a pira olímpica. O atleta vai representar Caxias em novembro em São Paulo.

“Vou dar o máximo possível para ganhar, pois estarei representando a minha cidade, Caxias! Também estou feliz por ter ganhado os Jogos Maranhenses em São Luís”, diz Micaias de Sousa, atleta.

No local, poesias de Gonçalves Dias foram recitadas. O poeta Carvalho Júnior e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacaram a importância do amor e respeito pela cidade, que este ano elegeu como tema do 7 de setembro “Princesa do Sertão” e o lema “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio mais amores”.

“Antônio Gonçalves Dias está muito ligado à própria história da cidade e do país. Devamos nos orgulhar e nos pertencer na sua história de vida e também no aspecto literário, pois são muitos os deixados por este poeta que estava muito à frente do seu tempo. Somos fortes e bravos, filhos de uma pátria de história e cultura da qual devemos nos orgulhar”, lembra Carvalho Júnior, poeta.

“É necessário valorizar a educação, os professores! É satisfatório ver os professores trazendo seus alunos até a Balaiada e mostrando a nossa história. Cabe a nós, poder público, buscar cada vez mais o desenvolvimento da educação. Estive na zona rural e pude ver a alegria dos alunos ao receberem, pela primeira vez, a merenda escolar do nosso carro frigorífico. A merenda escolar da zona rural era totalmente diferenciada da zona urbana por falta de estrutura, agora isso mudou! Fica o nosso agradecimento e pedimos a Deus que nos der condições para fazer cada vez mais”, enfatiza Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Alunos da Companhia de Dança Wilson Guilard também apresentaram algumas coreografias alusivas à Semana da Pátria. Depois de passar pelo Centro Histórico de Caxias, os estudantes e autoridades municipais acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro em frente à Prefeitura de Caxias, executado pela Banda Lira Municipal.

“Em relação à temática, queremos homenagear Caxias pelos seus 195 anos e todos que aqui vivem. Acreditamos que com essa juventude, com essas crianças, é que vamos mudar o país a partir de novos pensamentos e o compromisso com a educação”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: