Do alto, um mar de gente! A Avenida Volta Redonda, no bairro Volta Redonda, foi tomada pela multidão formada por crianças, jovens e adultos. Não apenas as crianças do 1º ao 5º ano participaram do desfile do Polo IV, mas também as famílias que compareceram para prestigiar seus filhos pequenos.

“Eu gostei de desfilar. Foi muito bom, porque tem muito desfile, tem muita diversão”, diz Maria Eduarda, aluna.

“É muito importante porque eles sentem na pele mais uma emoção, que hoje a gente que é pai de família também sente, por ter seus filhos desfilando no dia de hoje”, frisa Natal Alves, pai.

Os estudantes das 12 escolas que desfilaram, totalizando 3 mil alunos, homenagearam a “Princesa do Sertão”, tema deste ano dos desfiles alusivos à Independência do Brasil. Com o lema “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio mais amores”, os discentes celebraram à vida por meio da preservação do meio ambiente, das lendas e das cores vibrantes que representam a diversidade da fauna e flora brasileira; além disso, a cultura em suas mais diferentes manifestações tive espaço.

“Nós estamos trazendo o Projeto Caxias Antes e Depois. Falamos sobre abuso sexual, dengue, brincadeiras, enfim, estamos abordando vários temas que foram trabalhados em nossa escola desde o início do ano”, diz Edna Maria, gestora da escola Edson Lobão.

“Estamos resgatando a cultura local através do gênero textual lendas, onde foram trabalhadas várias lendas. Nós atendemos mais de 100 alunos, 5 turmas e cada uma trabalhou uma lenda local”, explica Lisiane Carvalho, gestora da escola comunitária São Francisco de Assis.

Sucesso de público, o destaque ficou à comodidade de todos acompanharem o desfile perto de casa.

“Antes não tinha quase ninguém, agora dá mais gente. Acho melhor fazer aqui porque tem muitas crianças. É muito bom você valorizar a sua cidade”, lembra Maria da Conceição, aposentada.

“O bairro Volta Redonda, e todos os bairros que estão desfilando aqui, a surpresa foi gratificante e muito emocionante. As professoras, os alunos e a comunidade dos bairros fizeram essa diferença. Hoje estamos todos emocionados, porque a história de Caxias desfila para nós, mostrando o quanto é importante educar”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“O público dos bairros está sendo prestigiado com a descentralização do desfile de 7 de setembro. Durante toda esta semana, os polos estão desfilando, a população está participando e temos visto a demonstração de patriotismo e civismo. Parabéns à secretária Ana Célia Damasceno e ao prefeito Fábio Gentil”, parabenizou o sargento Moisés, vereador.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,