O desfile ocorreu na tarde dessa quarta-feira (05) no povoado Nazaré do Bruno, 2º Distrito, a 48 km da zona urbana de Caxias, um dos 7 polos da zona rural a receber os desfiles alusivos à Independência do Brasil.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o presidente da Câmara, vereador Catulé, além de secretários municipais, também prestigiaram a parada cívica que contou com crianças, adolescentes e adultos de mais de 10 povoados.

“Pra mim tá ótimo, lindo mesmo! Dá para acompanhar os filhos, porque se fosse na sede seria mais difícil”, destacou Cícera José, do povoado Barra da Ininga.

“O desfile é muito importante, tanto para as crianças, como para nós, para mostrar o nosso trabalho. No CRAS temos as oficinas, assistentes sociais, psicólogos e os serviços de convivência com as crianças, o que é muito importante”, frisou Jessiane da Costa, orientadora do CRAS do Engenho D’água.

“O desfile está realmente muito bom e bonito”, prestigiou Maria da Cruz, espectadora.

Alunos de 18 escolas dos povoados: Vacas, Jenipapeiro, Riachão, Parquinho, Bolo Doce, São Martinho, Fortaleza, Engenho D’Água, dentre outras, foram à grande avenida do povoado fazer uma verdadeira exposição da história da “Princesa do Sertão”, tema deste ano. O esporte, cultura, arquitetura, projetos sociais, personalidades vivas e outras imortalizadas foram homenageados.

“Estou emocionado de estar nesse povoado lindo, onde a escola está fazendo esse trabalho com poesia, fazendo a leitura dentro da escola, nas ruas, homenageando vários nomes e colocando o meu nesse balaio né, a gente fica emocionado”, disse Carvalho Júnior, poeta.

“Homenageamos os pontos turísticos de Caxias e os poetas maranhenses. Com isso, todos aprendem muito, principalmente os alunos aqui da zona rural”, destacou Francisca Medeiros, professora.

“É uma satisfação está de volta ao meu povoado, onde estudei da 1ª até a 7ª série. Se torna uma realização, mostrando que a escola foi uma base na minha educação”, lembrou Flávia Mairane, estudante do IFMA.

A festa cívica foi coroada com o fechamento do desfile sob as evoluções dos soldados do Tiro de Guerra; Guarda Municipal; Bombeiros Civis; Banda Lira Municipal e a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sendo conduzida por representantes da Umbanda, simbolizando o sincretismo religioso da comunidade.

“É tanta emoção que não tenho nem palavras. É um privilégio para todos nós que moramos na comunidade. O festejo é uma tradição pra nós”, disse Maria da Paz, mãe de santo.

“Descentralizamos essa data fazendo todos os moradores dessa região participarem. Com isso, prestigiamos essas escolas distantes de Caxias. Esta data coincide com o festejo, há mais de 50 anos, de Nossa Senhora de Nazaré. Então, todos participamos desse momento cívico tendo a proteção de Nossa Senhora de Nazaré”, frisou Catulé, vereador.

“Isso é muito importante para as crianças e os jovens. Aqui vimos a participação dos professores, dos pais, do próprio alunado, pois o civismo é demostrando através da alegria estampada no rosto de cada um ao participar deste momento. Antes, quando o desfile era realizado na sede, a zona rural não participava, mas agora nós viemos pra cá e dividimos esse momento de patriotismo com eles, demostrando nosso compromisso com a educação. Essa descentralização só valoriza e presta respeito aos moradores da zona rural”, enfatizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: