Pelo 13º ano consecutivo a Associação dos Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo realizou a Parada da Diversidade em Caxias.

O evento ocorreu nesse domingo (09) na Avenida Alexandre Costa e teve como tema: “Cidadão de direito exigindo respeito! Viva o amor que a gente quer”.

“O respeito em primeiro lugar. Mas a questão da inclusão, porque tem as Trans. que sofrem muito, mas a inclusão é para todos,gays, lésbicas, travestis, enfim, e a AGLEPS hoje trabalha não apenas os direitos dos LGBTs, mas os direitos humanos”, destacou Edilson da Cohab, coordenador da AGLEPS.

“Estamos lutando por direitos que a maioria da população consegue acessar, mas a população LGBT ainda tem dificuldade de acessar pela sociedade que a gente vive quando não se tem um reconhecimento de uma entidade familiar.Então é uma conscientização para que a gente converse sobre homofobia e não sobre homossexualidade”, explicou Camila Doodement, advogada da AGLEPS.

O evento contou com a presença de padrinhos, convidados e atrações musicais, todos reforçando a garantia de direitos iguais, cobrando respeito e o fim do preconceito.

“Nós estamos lutando por mais espaço na sociedade. Homofobia é crime, e que ninguém é melhor que ninguém. O meu direito termina quando começa o seu”, frisou Pérola Negra, convidada (Codó).

“Já estou há 25 anos com esse papel. Eu acompanho todas as Paradas da Diversidade da nossa região e lutamos por liberdade”, lembrou Edson Reis, Nega Maluca, de Teresina (PI).

“Para mim é uma honra estar aqui.Eu representei minha quadrilha junina e estou aqui hoje. A gente luta por mais respeito”, ressaltou Le Fox, dançarina.

“Eu só tenho a agradecer a Deus, estou muito feliz pelo convite da AGLEPS. Nós estamos exigindo respeito, nós somos seres humanos e estamos defendendo direitos que é garantido a nós por lei”, lembrou VI Marinho, cantor caxiense.

A Prefeitura de Caxias, por meio de suas secretarias municipais, apoiou o evento dando assistência no trânsito, na segurança e infraestrutura. O prefeito Fábio Gentil, a primeira-dama Letícia Gentil e secretários municipais estiveram presentes, destacando que as políticas públicas precisam estar acessíveis a todos os públicos.

“O nosso país é o que mais mata por intolerância. Eles lutam por um direito que seria natural, lutam por espaço. Nós vivemos o amor que a gente quer, mas muitas pessoas oprimem, e nosso país ainda vive essa realidade. Nós precisamos mostrar que devemos viver em harmonia”, disseProf. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias.

Nós precisamos ter respeito, e a Prefeitura Municipal de Caxias, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, também tem o compromisso de levar a todos esse respeito. Nós precisamos de liberdade de expressão. Temos a consciência de que precisamos passar isso para o povo para que todos possam prestar o seu respeito a todos os LGBTs”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: