Gelson Tagliane é caxiense e frequenta sempre que pode o Parque Balneário Veneza. Ele acredita que um bom atendimento é um dos motivos para os clientes retornarem ao estabelecimento.

“A gente presa pelo bom atendimento, um ambiente sociável. Quando se trata de pessoas, você tem que ter muita sabedoria para tratar com higiene, educação postura, você tem que saber equilibrar o que você está servindo com a forma como você faz, então tudo tem que ser na medida certa”, lembra Gelson Tagliane, caxiense.

Pensando em qualificar o atendimento dos proprietários de bares e restaurantes do Balneário, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizaram uma capacitação com o consultor Aldo James. Ele afirma que o atendimento vai muito além das boas relações humanas.

“O nosso objetivo é fazer com que eles melhorem o atendimento. Quando a gente fala de atendimento, não se refere ao relacionamento entre as pessoas, mas ao ambiente como um todo: ao aspecto físico; as cadeiras; organização; limpeza de banheiros; limpezas de copos, dentre outras e nós estamos colocando todas essas questões”, diz Aldo James, consultor do SEBRAE.

A permissionária Maira dos Reis acredita que, quanto mais qualificação, mais se consegue acolher o cliente.

“A gente tem que dá valor a um curso como esse. Eu vou onde tiver para que eu fique por dentro de como eu posso atender melhor meu cliente. Do tempo que eu tô aqui, eu tenho que buscar melhorar. Do mesmo jeito que a gente observa o cliente, ele nos observa também”, destaca Maria dos Reis, proprietária de Bar na Veneza.

A ação também faz parte da Semana do Cliente, desenvolvida pelo SEBRAE em Caxias. Para o coordenador da Sala do Empreendedor, o treinamento constante do pequeno empreendedor é algo fundamental, pois é ele o responsável por grande parte da geração de emprego e renda.

“O pequeno empreendedor tem uma renda que contribui com a economia regional, que contribui com o nosso ponto turístico. Então, essa parceria com o SEBRAE leva ao empreendedor a oportunidade de fazer uma reavaliação na sua empresa, onde ele pode melhorar, quais os diferenciais que ele tem dos outros. Esse é o nosso trabalho da Secretaria de Indústria e Comércio com o SEBRAE”, explica Expedito Júnior, coordenador da Sala do Empreendedor.

“Esse é um momento oportuno dentro da Semana do Cliente porque casa com uma demanda oportuna da Secretaria de Indústria e Comércio, de capacitar os empreendedores que estão instalados no Balneário Veneza, e o SEBRAE, por meio de uma oficina de atendimento ao cliente, traz essa oportunidade para que os vendedores possam receber os turistas”, enfatiza César Augusto, gerente da unidade regional do SEBRAE/Caxias.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: , ,