A Feirinha da Gente recebeu na manhã desse domingo (16) uma grande mobilização com participantes do Programa Mulheres em Movimento, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial do Município promoveram um Aulão Amarelo, que visou chamar a atenção da sociedade para a prevenção ao suicídio.

A Campanha Setembro Amarelo – Valorizando a Vida, teve início no último dia 14 e segue até o próximo dia 29 de setembro em Caxias, tendo uma vasta programação com palestras, oficinas e atos ecumênicos, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

“Durante essa semana nós temos várias atividades com os profissionais da saúde, Assistência Social, oficinas de capacitação para que possamos manejar melhor essa temática, que ainda é um tabu. A programação segue até 29 de setembro, mas os atendimentos continuam. A gente deve ter uma postura de não julgamento, de acolhida, de um olhar humanizado, empatia, se colocar no lugar do outro e, a partir da construção de um laço afetivo, você vai conseguir ajudar a pessoa que precisa de ajuda”, explica Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

“Nós estamos à disposição para ajudar. Esse momento aqui é para que as pessoas possam ter mais conhecimento sobre a prevenção e poder abraçar. Hoje nós estamos trazendo as mulheres do programa Mulheres em Movimento para estar nessa parceria com a Secretaria de Saúde, a fim de poder divulgar essa Campanha”, reforça Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

A estatística divulgada pelo Centro de Valorização da Vida aponta que 32 pessoas tiram a própria vida no país. A meta é reduzir a incidência em Caxias, por meio da conscientização.   Quem passou pela Praça Vespasiano Ramos e teve a oportunidade de saber um pouco mais da Campanha saiu mais consciente e sabendo como pode contribuir para ajudar outras pessoas.

“Você as vezes tem uma pessoa do seu lado que está com um grave problema e você não se toca, não tem a sensibilidade de se importar com o outro. Essa Campanha é muito válida”, diz Antônio da Silva, bancário.

“Tem muitas pessoas que não sabem de nenhuma informação e como tratar, e hoje estão podendo saber um pouco mais sobre a Campanha Setembro Amarelo”, diz Maria Oliveira, estudante.

Além dos frequentadores da Feirinha da Gente, os artesãos e profissionais da agricultura familiar foram envolvidos na campanha que defende a vida.

“Acho que é importante essa divulgação. A gente sabe que Caxias está passando por um momento difícil nessa situação, então qualquer forma de divulgação para que as pessoas estejam mais informadas é válida”, lembra Pedro Arcanjo, artesão.

“Nós temos que dá valor à vida, nós só temos uma. A gente tem que ajudar as outras pessoas” diz Raimundo Nonato, agricultor do povoado Belenzinho.

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: