A reunião de monitoramento dos indicadores do Programa de Qualidade das Ações de Vigilância em Saúde foi realizada nessa segunda-feira, no auditório da escola Inácio Passarinho, em Caxias, e reuniu coordenadores da atenção em saúde dos municípios de Caxias, Aldeias Altas, Coelho Neto, Duque Bacelar e Buriti. Em pauta, a avaliação dos indicadores da saúde de 2018.

“Nós estamos na Região de Caxias com o objetivo de avaliar esses indicadores, são 14 indicadores, que podemos identificar como está o desempenho dos municípios em relação, por exemplo, com cobertura vacinal, controle da dengue, qualidade da água. Nós encaminhamos os resultados parciais mensalmente para os municípios para que eles possam acompanhar como está o seu desempenho e, presencialmente, a gente vem pelo menos uma vez no ano. Nosso objetivo aqui é ver os avanços ou as dificuldades dos municípios para tentar superar”, explicou Léa Márcia Costa, representante do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

A avaliação permite aos municípios verificarem se as ações desenvolvidas estão surtindo o efeito esperado, mas também elaborar estratégias para atingir as metas traçadas. Das 14 metas, o município de Caxias já atingiu 08 delas até julho de 2018, nas áreas de mortalidade infantil, natalidade, cobertura vacinal, Dengue, Tuberculose, Saúde do Trabalhador, Malária e violência, o que representa 73% do que se deve atingir durante todo o ano.

“A gente vem trabalhando desde o ano passado com o apoio do prefeito Fábio Gentil alguns indicadores, como: redução de mortes materna; melhoria da cobertura vacinal; melhoria no tratamento da Hanseníase, dentre outras áreas. A vinda da equipe técnica estadual mostra um retrato da região de saúde, e a gente pode ver em cima dos números que temos para traçarmos metas para que a gente possa melhorar”, reforça Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

Municípios da região também têm sido avaliados positivamente, segundo a representante da Secretaria Estadual de Saúde.

“Ao longo dos anos, a gente ver que a região de Caxias está de parabéns. Além do cumprimento das metas, significa 20% a mais do recurso, do piso da região de saúde que chega para os municípios para fortalecer as ações de controle e prevenção de doenças”, lembra Léa Márcia Costa, representante do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

“Aldeias Altas, de 2013 para cá, não tinha conseguido uma meta tão boa. Das 14 metas, atingimos 7 índices, então é uma evolução, mas estamos na luta para alcançar todos os índices”, diz José Neto, coordenador da Vigilância em Saúde de Aldeias Altas.

Palavras chaves: ,