O curso, que tem duração de 20h, trata sobre uma temática de muita importância em qualquer repartição pública: Humanização e Acolhimento. Oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para os Agentes Comunitários de Saúde de Caxias, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, a pretensão é estreitar os laços entre os órgãos da administração pública promovendo o diálogo entre os setores que têm políticas públicas conjuntas, para que as informações sejam compartilhadas e as metas alcançadas com êxito.

“A humanização não é slogan, mas um fato e deve ser colocada em prática. Estamos em parceria com as secretarias de Saúde e de Educação, onde fizemos um tripé com relação a vários assuntos. Hoje estamos com os Agentes Comunitários de Saúde, até como forma de agradecer, pois o nosso sistema é alimentado com as informações repassadas por eles, onde temos uma visão da questão do social do município para que possamos fazer as correções. Por isso contratamos uma empresa de renome para oferecer esta formação que é importante para eles”, disse Prof. Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Nosso principal objetivo é fazer com que eles se percebam como seres humanos e o quanto eles podem trazer aos pacientes e à comunidade em geral um serviço mais qualificado e humano. O objetivo maior desse treinamento é despertar mesmo o ser humano que somos, o desejo de ajudar, a empatia e a equidade”, explicou Caroline Maranhão, psicóloga.

O atendimento humanizado é considerado o diferencial da saúde pública, pois trabalha a ideia de que as pessoas que recorrem aos órgãos públicos municipais são pessoas com sentimentos e não apenas números. Por isso, o atendimento humanizado prima por informar, orientar, acompanhar e acolher.

“Pretendo trabalhar com eles relatos reais, para sairmos daqui praticando a humanização e o acolhimento. Percebi que muitos aqui já praticam isso, porém, precisamos fortalecer ainda mais e, realmente, passar para outros setores”, destacou Andreia Ribeiro, assistente social.

“Somos esse elo de ligação entre a comunidade e a UBS. Nada melhor que uma capacitação para fortalecer e melhorar ainda mais nosso trabalho”, frisou Jociane Cardoso, agente comunitária de saúde.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,