A Prefeitura Municipal de Caxias, desde o início da atual gestão municipal, vem reformando dezenas de escolas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. E, com um detalhe importante, com recursos próprios.

Os trabalhos desenvolvidos por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura visaram a reforma da estrutura física das escolas, provendo condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem melhorando a jornada escolar dos alunos, proporcionando condições adequadas ao acesso e permanência dos estudantes. As escolas se tornaram locais dignos para o desempenho das atividades curriculares facilitando o aprendizado e desenvolvimento físico e mental.

Algumas estavam em situação precária e foram encontradas com sistema de banheiro de sentina, que foram todos modificados para o padrão popular; todas receberam acabamento novo. Alguns estabelecimentos de ensino foram até ampliados.

Em 2017 a SEMECT mapeou 17 escolas cobertas de palhas em funcionamento em toda zona rural do Município, nos três distritos de Caxias. Desde então, o trabalho de substituição dessas estruturas está sendo realizado.

Outra realidade que foi identificada é que muitas escolas precisavam de reforma, pois estavam em condições indignas de funcionamento para receber os estudantes. Desde que o diagnóstico foi realizado, a missão foi reformar ou mesmo reconstruir as escolas deterioradas para dar aos alunos melhores condições estruturais, a fim de poderem ter um ambiente de aprendizagem mais prazeroso.

“O prefeito Fábio Gentil não mede esforços para dar condições dignas para os professores e condições para que nossas crianças tenham um bom aprendizado. É bem verdade que nós recebemos uma herança de 12 anos, onde não se valorizava a estrutura física das escolas nem, tampouco, as pessoas que trabalham nelas, mas hoje estamos trabalhando para melhorar. Estamos melhorando, já são mais de 50 escolas reformadas. Nós temos mais de 80 escolas na lista para reformar nas próximas etapas, isso quer dizer que o nosso prefeito tem interesse em dar condições dignas para todos os caxienses”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Somente nos primeiros 500 dias do governo da administração do Prefeito Fábio Gentil, foram reformadas 37 escolas nas zonas urbana e rural.  Atualmente já são mais 50 escolas reformadas e mais de 80 estão no cronograma de reformas para que, até o final da gestão, todas as mais de 200 escolas do município sejam reformadas, e outras, além da reforma, também sejam ampliadas.

Atualmente o Residencial Eugênio Coutinho e a Vila Paraíso estão com escolas em construção. Na Vila Paraíso, são duas creches e uma escola grande para assistir mais de 1 mil alunos. E, no Residencial Eugênio Coutinho, outra escola também está sendo construída.

O município de Caxias tem mais de 200 escolas, as quais mais de 80% dessas escolas estão com estrutura danificada, prejudicadas nas gestões anteriores. E nós, na função de gestor, sentimos a necessidade de ampliar várias escolas. Já são mais de 80 escolas que estão sendo ampliadas e reformadas. Além de construir escolas novas, como a Vila Paraíso, uma comunidade com 3 mil residências que não tinha uma única escola ou creche, mas no final desse ano vamos estar entregando 02 creches e 01 escola. Todo esse trabalho estamos fazendo com recursos próprios. Encontramos muitas escolas de taipa! O nosso objetivo ao longo da nossa gestão é erradicar de vez essas escolas porque as nossas crianças precisam de uma estrutura melhor”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,