As atividades alusivas à Semana Nacional do Idoso tiveram início nessa segunda-feira (24), nos sete Centros de Convivência de Idosos existentes em Caxias.

No CCI do bairro Castelo Branco uma palestra foi realizada esclarecendo direitos e deveres e, também, sobre a educação nutricional.

“Estamos falando do tratamento e do controle de doenças a partir da alimentação. Além disso, nós fazemos o atendimento individual com eles. Estamos falando sobre o fracionamento das refeições, sobre a importância do consumo de água, evitar os excessos, porque todo excesso é prejudicial”, explica Ariane Fontes, nutricionista do CCI.

A programação segue sendo realizada em diversos Centros de Convivência de Idosos ligados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, como nos bairros Ponte, Volta Redonda, Cohab, Seriema, Trizidela, Cangalheiro, Castelo Branco e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Mutirão, Caldeirões, Itapecuruzinho e Casa de Convivência Irmã Clara (Vila São José).

Para muitos idosos, o CCI é uma segunda casa. É o local onde eles realizam diversas atividades diariamente.

“É muito bom aqui! No dia que eu não venho para cá eu fico doente, porque eu gosto daqui. Aqui a gente faz o que a gente quer, se diverte, dança baião. Aqui tem qualidade de vida, tem muita alegria”, disse dona Teresa Araújo dos Santos (81 anos), aposentada.

Promover a socialização, a convivência e saúde são algumas das atribuições dos Centros de Convivência de Idosos.

“A nossa missão aqui é proporcionar melhor qualidade de vida para todos eles e, também, socializar eles, porque muitos vivem sedentários dentro de casa; muitos não têm lazer mesmo; não têm conhecimento do trabalho voltado para a terceira idade. Então, ao adentrarem ao CCI, eles aprendem sobre a valorização do idoso e o quanto eles são importantes para a sociedade e para a família”, lembra Cintia Moura, supervisora do CCI do bairro Castelo Branco.

O Dia Nacional do Idoso é comemorado em 27 de setembro, já o Dia Internacional celebra-se em 1 de outubro.  O Dia “D” da Semana do Idoso será na próxima sexta-feira (28), na Praça Dom Luís Marelim.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: ,