EDUCAÇÃO – Intervenção Pedagógica alfabetiza crianças da escola Jadihel Carvalho
A Cerimônia de Premiação do Projeto de Intervenção Pedagógica de Olho na Alfabetização: Leitura, Escrita e Matemática, foi realizada na tarde dessa quinta-feira (20) na Unidade Escolar Municipal, Jadihel Carvalho, no Bairro Teso Duro.
A ação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e desenvolvido juntos aos alunos do 1º ao 5º ano, na faixa etária de 6 a 10 anos.
“Fizemos um levantamento de todo o contexto da escola e descobrimos que tínhamos um grande número de crianças não alfabetizadas. Então, em 2018, nós iniciamos com essa meta de alfabetizar os alunos até o mês de junho. Esse projeto vai ser aperfeiçoado e no próximo ano vai continuar porque surtiu efeito”, explica Laurilene Cardoso, coordenadora pedagógica.
“Esse Projeto abrangeu todas as turmas de março a setembro. Hoje estamos premiando as três turmas vencedoras, alunos e professores. Essas atividades estão dentro do PNAIC”, diz Maria da Conceição, gestora da escola Jadihel Carvalho.
Com grande participação da comunidade escolar (alunos, pais, professores e gestão escolar) a solenidade contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, e do prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Os estudantes também realizaram algumas apresentações além de demonstrarem o que aprenderam durante a alfabetização.
“Eu aprendi a ler, escrever, produzir e contar. Eu achei muito bom porque a gente aprende a ler”, diz Eduardo Lima, aluno de 9 anos.
“A gente buscou alfabetizar brincando, porque a gente sabe que a criança quer sempre um atrativo para ser motivada. A gente procurou trabalhar os gêneros mais variados possíveis, desde a cantiga de roda, aos jogos, aos contos, as histórias, as lendas, trazendo o lúdico para que a criança possa aprender”, explica Maria do Socorro, professora.
Os professores premiados e os alunos do projeto de intervenção vão ganhar viagens e passeios como prêmio pela melhoria na alfabetização. Para a gestão municipal, a inovação dentro da escola é algo fundamental para melhorar os índices educacionais no Município.
“Elas inovaram, trazendo para dentro da escola um projeto de intervenção pedagógica voltado para a leitura e escrita das crianças do 1º ao 5º ano. Nós estamos fazendo um momento especial, que é premiando essas crianças por estarem sabendo ler e escrever nesses anos iniciais”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.
“Essa intervenção pedagógica vem exatamente para que possamos melhorar os nossos índices educacionais, as nossas avaliações. Nós sempre estamos avançando, sempre com embasamento legal, sempre buscando melhorias. Eu tenho certeza que a gente vai continuar sonhando, acreditando que é possível melhorar ainda mais a nossa educação. Caxias tem evoluído, tem investido muito na educação e na profissionalização de todo o nosso corpo docente. E, eu tenho certeza, que isso é repassado para as nossas crianças, aos nossos jovens”, frisa Fábio Gentil, prefeito de Caxias.
Veja mais fotos:
Veja na reportagem: