A 1ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT) foi aberta oficialmente na noite dessa segunda-feira (24), na Praça Duque de Caxias.

O evento de proporção regional reúne 16 municípios do leste maranhense reforçando a integração regional.

“A ideia é uma feira que não trate apenas da literatura, mas da cultura, do turismo, da arte. Conseguimos trazer à realidade este grande sonho que homenageia grandes escritores. É muito gratificante ver o quanto estes grandes escritores que aqui estão valorizam Caxias”, frisou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Agradecemos pelo convite! O incentivo à leitura deve haver a todo momento. É um momento ímpar, e, para nós, é um prazer participar”, agradeceu Vilani Macêdo, secretária de Educação de Senador Alexandre Costa.

“A Feira congrega os municípios da Região dos Cocais para juntos pensarmos o turismo como ponto de integração dessas cidades. O local é muito aprazível; temos a praça, o Memorial, o Mirante, então temos aqui várias possibilidades para o turista, para o caxiense”, enfatizou Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

Até o próximo dia 28 de setembro a música, o artesanato, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, além da valorização da cultura e da memória serão promovidos. O evento também abriga atividades da 16ª edição da Feira Municipal de Literatura, que tem como tema: “A travessia Literária de Wilson Marques: entre crenças e lendas”. O autor homenageado é caxiense e já publicou 20 obras voltadas para o público infantil.

“Fiquei orgulhoso e agradecido. É um reconhecimento do nosso trabalho, do nosso esforço. Fico satisfeito em contribuir. Tenho livros sobre lendas, sobre a história do Maranhão, da Balaiada e, também, mitos, contos indígenas”, disse Wilson Marques, escritor homenageado.

“A FLICT teve o lançamento em 25 de maio deste ano. Até então estivemos trabalhando, no primeiro momento, com as escolas, e depois com os municípios da Região dos Cocais. Nossa ideia é integrar a nossa cultura, é viver a nossa identidade, a nossa maranhensidade. Temos um patrimônio riquíssimo”, explicou Francigelda Ribeiro, coordenadora da FLICT.

“Eu idealizei a Feira após o meu mestrado e hoje tenho visto o crescimento. Hoje há vários municípios participando. A secretária Ana Célia está de parabéns pela continuidade do projeto”, disse Jesus Lobão, idealizadora da Feira Municipal de Literatura.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, lembrou que a cidade de Caxias está colocando em prática os investimentos em educação para fazer do município uma referência no Maranhão.

“A educação através da nossa literatura é extremamente importante. Criamos uma feira literária para todos os municípios. Vamos mostrar aos nossos jovens, nossos professores e à população a importância que tem Caxias e, também, a importância da educação. Nosso objetivo é tornar essa Feira num calendário de história do nosso Estado. Vamos conquistar nosso sonho de tornar a nossa cultura e a nossa literatura mais presente”, ressaltou o prefeito.

Veja mais fotos:

Acompanhe na reportagem: