A Campanha Setembro Amarelo segue com importantes palestras sobre prevenção ao suicídio, sendo levada também aos médicos, enfermeiros, dentistas e Agentes Comunitários de Saúde de todas as UBSs que compõe a atenção básica em Caxias.

A ação aconteceu no auditório do SAMU. No encontro foi discutido como os profissionais podem estar abordando o paciente com ideação suicida e o encaminhamento à Rede de Atenção Psicossocial.

Foram esclarecidas dúvidas de como acionar o SAMU, quando encaminhar e que tipo de orientações eles devem dar à família. Foram abordagens de maneira objetiva com dicas importantes que vão ajudar na prevenção do suicídio.

“Foi uma troca muito produtiva, todos contribuíram de uma maneira significativa. Hoje construímos um grande vínculo com a atenção básica, e, a partir de agora, as nossas estratégias vão ser mais resolutivas”, frisou a enfermeira Conceição Moura, coordenadora do CAPS Infanto Juvenil e palestrante.

A enfermeira da UBS Trizidela, Andréia Almeida, acompanhou atentamente todas as informações repassadas. “Participar dessa capacitação foi gratificante pois, além de nos sensibilizar como profissionais, tivemos uma esclarecedora explicação de como acolher e como conhecer que há um sinal de ideia suicida. Então a Rede de Atenção Psicossocial está de parabéns com a iniciativa”.

“Nós conseguimos atingir nossa meta que é fazer com que essa informação chegue a toda a cidade de Caxias, então estamos felizes, pois a Campanha, de fato, está atingindo seu objetivo e sua meta”, destacou o psicólogo Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial do município.

Palavras chaves: , ,