De setembro a dezembro, período mais quente do ano na região leste do Maranhão, é a época em que as famílias consomem mais água. E para suprir a demanda da população, o SAAE Caxias vem intensificando as ações de retirada de vazamentos na rede de abastecimento da cidade.

A Autarquia conta com uma equipe exclusiva para a detecção de vazamentos e ligações irregulares, uma ação necessária para combater o desperdício de água. Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, que acompanha de perto as ações de sua equipe, toda empresa de saneamento precisa atuar na redução de perdas de água.

 “Hoje temos 401 km de rede de abastecimento distribuídos pelas ruas da cidade e tiramos, em média, 308 vazamentos por mês. Isso demonstra que trabalhamos para diminuir o desperdício da água, um bem tão precioso”, enfatiza o diretor.

Desde janeiro até este mês, mais de 2.600 vazamentos foram retirados da rede de abastecimento de Caxias, principalmente nos bairros Seriema, Centro, Cangalheiro, Refinaria e Volta Redonda.

O SAAE Caxias também vem realizando a setorização da rede que dará mais flexibilidade para as manobras do sistema de abastecimento de água, ou seja, quando a equipe for retirar um vazamento em determinada região, apenas a rede local será desligada, temporariamente, para a execução do trabalho, sem afetar outros bairros como acontece atualmente.

A Autarquia também desenvolve o planejamento de melhorias na rede de abastecimento de água. São trabalhos desenvolvidos por meio de estudos de setorização, redimensionamento de redes e sistemas de bombeamento, interligação e extensão de rede. Tudo para suprir a vazão reduzida pelo rebaixamento do lençol freático neste período mais seco do ano.

Tudo isso visando regularizar e ampliar o fornecimento de água em diversos bairros cujas famílias conviviam, há anos, com deficiência no fornecimento de água. São exemplos desses bairros: Pampulha, Teso Duro, Tamarineiro, Fumo Verde, Itapecuruzinho, João Viana, Bela Vista e Hélio Queiroz.

No bairro Pampulha, por exemplo, o SAAE Caxias solucionou de vez um problema antigo que a comunidade sofria com a interrupção no fornecimento de água em determinados horários do dia, principalmente na parte mais alta do bairro.

Agora, a gente tem água dentro de casa, durante o dia, quase um milagre porque a gente convivia com a falta de água há muito tempo. Passava o dia carregando água no balde, pra tudo, pras tarefas de casa e pra cozinhar. Eu agradeço muito ao SAAE por isso”, elogia a dona de casa Marionete Santos.

O SAAE Caxias reforça que está à disposição da comunidade de domingo a domingo, inclusive feriados, por meio da central de atendimento no telefone 115, além do whatsApp 9 8833-4905 para esclarecer dúvidas e atender a demanda dos caxienses.

Veja fotos:

 

Palavras chaves: , ,