Neste domingo (30) foi aberta oficialmente a Campanha Outubro Rosa na Feirinha da Gente, que este ano traz o tema: OUTUBRO É ROSA, VISTA ESSA CAUSA.

A Campanha é realizada pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM), juntamente com o apoio das demais secretarias municipais.

O evento contou com atrações artísticas como o cantor Johnny Casanova e a Banda Skap, além do Aulão Rosa e o Ballet da SMPPM.

Serviços de saúde foram oferecidos pela Coordenação da Atenção Primária em Saúde, onde no local a equipe da UBS da Cohab esteve oferecendo a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e demais orientações aos frequentadores que procuraram o stand, como a senhora Francinete Pereira.

“Verifiquei minha pressão arterial e está tudo tranquilo”, disse.

“Nós temos o intuito da conscientização sobre o câncer de mama, tanto na mulher quanto no homem. Então o diagnóstico precoce é importante! É uma campanha nacional, onde os municípios fazem este trabalho de mobilização”, disse Taniere Cantalice, secretária da SMPPM.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também é parceira na Campanha e esteve representada pelo secretário Professor Chiquinho.

“Estamos ajudando a planejar a Campanha e divulgar dentro dos nossos CRAS e dentro dos nossos serviços de convivência”, disse.

“Temos enfermeiros, médicos e toda uma equipe pronta para atender, sendo que o fluxo segue com a mulher procurando a UBS. Lá ela agenda uma consulta médica e de enfermagem e faz toda uma avaliação clínica. Temos já um pacote de exames que podem ser solicitados e realizados o mais rápido possível para um diagnóstico precoce”, explicou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

Para a secretária de Saúde, Socorro Melo, o evento mobiliza toda a rede com envolvimento de todas as secretarias.

“Fazemos, além da prevenção ao câncer de mama, também do colo de útero, por conta do alto índice de casos. Estamos nessa luta para reduzir estes números! As mulheres devem se conscientizar que precisam abraçar essa causa conosco, pois a doença pode ser prevenida através do alto exame mensal, afinal o exame é disponível não só em outubro, mas por todo o ano”, enfatizou.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: