Os idosos chegaram cedo à Praça Dom Luís Marelim para o encerramento das comemorações da Semana Nacional do Idoso, que em Caxias foi de 24 a 28 de setembro.

Todos os integrantes dos 07 Centros de Convivência de Idosos e casas de acolhimento que assistem as pessoas da melhor idade no Município estavam presentes.

“Eu participo das atividades do CCI porque lá é muito alegre, as pessoas tratam a gente bem, o professor é gente boa. É um novo ânimo para todos os idosos que participam”, afirmou Maria da Conceição (CCI do Bairro Ponte).

“É um sonho realizado a gente ter um local para morar. Eu estou sendo cuidado lá, é uma nova família. Lá tem todos os profissionais onde a gente é bem tratado”, lembra Francisco de Assis, morador da Residência Inclusiva do Bairro Cangalheiro.

“Depois que eu me aposentei era só deitado. Mas depois que passei a ir para o CCI minha vida mudou muito, ganhei uma nova vida graças a Deus. Todos são meus amigos. Essa convivência é maravilhosa, lá só tem alegria”, disse Antônio de Araújo (CCI Vila São José).

Além de dançarem bastante, os idosos aproveitaram o momento para aprender um pouco mais sobre como ter uma vida saudável física, mental e espiritualmente.

“No CCI a gente é bem cuidado, bem tratado. O idoso deve ser bem tratado por todos. Nós temos que tá rente no batente com alegria e viver a vida. Lá tem muita atividade para a gente fazer leitura, crochê, forró, caminhada. Lá é nota 1000”, enfatizou dona Maria do Carmo (CCI Volta Redonda).

“É um momento muito importante esse encontro dos CCIs. Um momento onde os idosos podem participar de várias atividades. Muitos idosos moram sozinhos e os Centros de Convivência de Idosos são os locais onde eles se encontram”, destacou Irmã Nazaré, supervisora do CCI Volta Redonda.

“O CCI é um lugar onde você se sente à vontade. Você tem toda a liberdade! Você brinca, você dança e tem aquela amizade porque nós somos uma família. Em todos os lugares que a gente se encontra nós somos uma família”, frisou Maria do Espirito Santo (CCI Volta Redonda).

O Dia Nacional do Idoso é celebrado no dia 27 de setembro. Já o Dia Mundial do Idoso é comemorado em 01 de outubro.

“Todos os dias nós realizamos essa valorização dos idosos nos Centros de Convivência. A Semana do Idoso foi muito bem representada. Hoje nós estamos com o encerramento da Semana e nosso objetivo é valorizar o idoso, para que ele venha a ter o desenvolvimento saudável, uma qualidade de vida dentro dos CCIs. Nós tiramos o idoso do isolamento e colocamos eles na vida ativa”, ressalta Mayara Silva, secretária adjunta de Assistência Social.

“Esse serviço aos idosos é feito durante todo o ano. Nos CRAS e nos CCIs eles convivem, eles brincam, eles dançam. Eles têm à disposição deles o advogado, o fisioterapeuta, os orientadores sociais, assistente social e os momentos de interação social e de lazer que é toda semana de segunda a sexta-feira. Cuidar dos idosos é também cuidar do nosso futuro, porque a gente espera chegar a ser idoso e ser bem cuidado”, reafirmou Prof. Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,