A caminhada da Campanha Outubro Rosa, na manhã dessa segunda-feira (01), teve concentração no adro da Igreja Catedral com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Camisas personalizadas, faixas e a sonorização volante levaram mensagens de conscientização da importância do autoexame e da prevenção ao câncer de mama, tanto nas mulheres, quanto nos homens, como também do câncer do colo de útero.

Partindo pela Rua 1º de Agosto, o percurso seguiu pelo centro comercial, passando pelas principais ruas e pontos de grande concentração popular, como bancos e praças.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária em Saúde, destacou a disponibilidade à população das 36 UBSs nas zonas rural e urbana.

“É importante que procurem o serviço de saúde para consulta médica ou de enfermagem; passem por exame clínico da mama e exame de prevenção ou mamografia. Em caso de nódulo, a mulher é encaminhada ao tratamento”, explicou o coordenador.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Jesus Andrade, alertou que o Conselho, enquanto controle social, precisa estar junto na promoção dessas políticas, na sensibilização das mulheres e na valorização da saúde.

Dona Francisca Helena aderiu a Campanha e incentiva outras pessoas a começarem a se prevenir com medidas simples, como o autoexame.

“Isso é importante, eu abraço realmente essa ideia. Acho que todas e todos devem começar por uma atitude simples que é o autoexame! Conheço muitas pessoas que evitaram o pior com essa iniciativa, que pode ser feita na nossa própria casa, de maneira bem simples”, alertou.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Taniery Cantalice, lembrou que a Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias, está engajada na Campanha.

“Teremos palestras nos CRAS, nas UBSs, além de uma vasta programação. Esperamos que todos os caxienses vistam a causa, se previnam. Nós precisamos fazer esse trabalho de conscientização à nossa população”, completou.

“Estou feliz com a grande participação da comunidade. Vamos dizer não ao câncer de mama e de colo uterino! A saúde está com uma grande rede de atendimento nas UBSs esperando a população para atender, examinar, orientar e encaminhar para exames”, reforçou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Veja mais fotos:

veja na reportagem: