Em clima de animação e música ao vivo com o cantor Valter Santer, as mulheres do Bairro Luiza Queiroz foram mobilizadas para fazerem exames preventivos contra o Câncer de Colo do Útero e contra o Câncer de Mama.

A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que segue até o final de outubro em Caxias.

“Eu faço o exame da mama e o Papanicolau uma vez por ano, para ver se tem algum problema para descobrir enquanto tem tempo. É muito importante, porque muitas mulheres têm vergonha, não quer vir, mas é bom porque se descobrir enquanto é cedo a gente pode se cuidar”, disse Marilúcia dos Santos, moradora do Luíza Queiroz.

“É uma oportunidade para prevenir as doenças. Eu mesmo tenho vergonha de fazer, mas eu venho porque é importante fazer”, disse Antônia Elza, moradora do Luíza Queiroz.

“O exame Citológico é para prevenir o Câncer de Colo do Útero e as DSTs, e o autoexame da mama e para ver se tem algum caroço. Elas têm que se consultar com o médico e aí ele vai passar a mamografia para saber se tem alguma coisa realmente; se for detectado, aí vai passar por vários tipos de radioterapia para tratar”, explica Franciele Amorim, enfermeira.

A Campanha Outubro Rosa é desenvolvida no Município pela Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres. O objetivo é garantir que as mulheres despertem para prevenção. O trabalho está sendo levado para cada uma das 36 Unidades Básicas de Saúde, tanto da zona urbana quanto da zona rural.

“Esse ano as duas secretarias, da Mulher e da Saúde, estão irmanadas nesse objetivo maior que é a identificação, a realização de exames que identificam precocemente o Câncer de Mama e o Câncer de Colo Uterino. Por meio das UBSs, todos estão abraçando essa causa”, lembra Suany Froz, coordenadora do CRAM.

“Nós vamos realizar ações durante todo o mês nas UBSs, porque é um local estratégico. Nós pensamos em cada dia ser um ‘Dia D’ na Unidade Básica de Saúde, mas ela vai trabalhar a Campanha durante todo o mês”, reforça Amanda Costa, coordenadora de Saúde da Mulher.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,