Durante todo o dia dessa segunda-feira (01), no auditório do SAMU, consultores e facilitadores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e representantes das secretarias municipais de Saúde de Caxias e municípios da microrregião; da Secretaria de Estado da Saúde; Atenção Primária; CEAMI; Maternidade Carmosina Coutinho e do município de Coelho Neto reuniram-se para dar início à implantação da Planificação da Atenção Hospitalar na região de Caxias.

Patrícia Veras, coordenadora estadual da Planificação, destacou que o processo implantado na região de Caxias é um marco para o Estado, sendo a primeira região do Brasil a fechar a rede. Ainda segundo a coordenadora, essa experiência está sendo levada a outras regiões.

Inicialmente são 06 oficinas que seguem até fevereiro, mas terá extensão de mais seis meses. A partir de agora, a Maternidade Carmosina Coutinho passará por várias mudanças no processo de trabalho integrado com a rede de saúde.

“Passamos por processos de reestruturação dos hospitais públicos através do Hospital Alemão, e agora só temos a melhorar, pois temos a estratégia QualiNEO, nascimento seguro para o bebê. A Planificação qualifica melhor ainda nossos profissionais, reduzindo os índices de mortalidade, tanto materno, neonatal e até fetal”, explicou Márcia Santos, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho.

“É um ciclo que começamos a fechar. A expectativa é grande! Nós atendemos em nosso município a gestante de risco habitual e a gestante de alto risco é encaminhada para Caxias, o que para nós é um grande conforto”, disse Olímpia Oliveira, secretária de Saúde de Coelho Neto.

Nós vamos trabalhar com as equipes das duas maternidades, Carmosina Coutinho e Maternidade de Coelho Neto, de tal maneira que possamos percorrer todo o percurso da gestante, desde parturiente no acolhimento até o momento da alta, do momento que ela entra, até sair da maternidade, levando-se em conta também os cuidados da integração com a Atenção Primária”, destacou Dr. Marco Antônio, consultor do CONASS.

Ademilde Andrade, facilitadora do CONASS, lembrou que a região de Caxias é pioneira e que essa experiência da Planificação na Atenção Hospitalar será levada para todo o Brasil e ao exterior.

“Agora estamos fechando o cuidado com a gestante e a criança. Nós estamos organizando a Atenção Hospitalar, onde a gestante e a criança de Caxias vão ter cada vez mais um atendimento de qualidade. Nós do CONASS estamos felizes em cumprir nossa missão”, completou.

“Estamos sensibilizando cada um dos nossos profissionais. Hoje servimos de espelho para o Brasil e outros países da América Latina; toda a região está integrada, juntos trabalhando de mãos dadas em rede, visando o índice zero da mortalidade materna, infantil e também fetal”, reforçou Socorro Melo, secretária de Saúde de Caxias.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,