Crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) agora contam com mais uma atividade recreativa para auxiliar no tratamento dos assistidos.

Foi lançado o Projeto Evolusom onde, através da musicoterapia, o assistido com Transtornos do Espectro Autista (TEA) pode se comunicar de forma não verbal exprimindo seus sentimentos.

“A musicoterapia tem proporcionado a sensação emocional para eles discernirem o que é tristeza ou o que é alegria, tendo uma vida social com melhor qualidade de vida”, destacou o musicoterapeuta Rafael Barone.

Os benefícios poderão ser alcançados à longo prazo, mas logo nas primeiras sessões pode-se notar o desenvolvimento; os resultados alcançados são mantidos por toda vida. As sessões utilizando a música ocorrem o dia todo durante 1 vez por semana, como explica a coordenadora do CAPS IJ, Conceição Moura.

“Esse projeto vai trabalhar nas crianças e adolescentes a afetividade, atenção, concentração, usando a música como recurso terapêutico. A intenção do Evolusom é alcançar também os pais das crianças, fazendo um trabalho de conscientização, explicando como é importante a presença deles aqui com os filhos”, ressaltou.

Dona Teresa Alves da Silva destacou a evolução da sua filha atendida pelos profissionais do Centro.

“Cada dia que passa minha filha está melhorando mais. Moro distante aqui do CAPS, mas faço de tudo para não perder o tratamento que é oferecido de forma gratuita pelo Município. Estou muito feliz e aconselho os pais que tenham filhos autistas que tragam, porque aqui o atendimento é humanizado”, completou.

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: , ,