As fotografias do antes demonstram que a escola estava sem condições para continuar tendo aulas. A UEM Jovem Thales Ribeiro Gonçalves, que atende 158 alunos do 1º ao 5º ano no Bairro Caldeirões, foi completamente reformada e ampliada.

A entrega à comunidade ocorreu na manhã dessa sexta-feira (05). Agora a unidade conta com 5 salas de aulas climatizadas, banheiros adequados e com acessibilidade, amplo pátio, refeitório, depósito e sala de leitura. Durante a solenidade de entrega, a alegria estampada no rosto de crianças, professores, gestores e alunos estava evidente.

“Nossa escola estava precisando urgentemente de uma reforma. Agora é um ambiente acolhedor, confortável, foi um sonho realizado. Antes a escola tinha muitas goteiras e a estrutura deteriorada. Nós agradecemos ao prefeito Fábio Gentil por ter atendido o nosso pedido e à secretária Ana Célia Damasceno”, agradeceu Giselma Ferro, gestora da escola Jovem Thales Ribeiro.

Antes a escola estava feia, as paredes riscadas, os banheiros que eram sentinas. Agora estão bonitos”, disse Kailane Silva, aluna.

“A escola está linda. Os banheiros eram muito esquisitos. Mas agora estou me sentindo uma aluna feliz”, frisou Amanda, aluna.

“A escola ficou muito bonita! Agora os banheiros estão limpos e as salas estão sem riscos. Agora nós vamos cuidar da escola”, afirmou Michele Medeiros, aluna.

Com esta, já são mais de 80 escolas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural que receberam reformas ou ampliações. A escola Jovem Thales também ganhou uma sala verde, onde, por meio de uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, será desenvolvido pela primeira vez em Caxias a formação de professores em Educação Ambiental.

“Para mim e para a população desse bairro representa um sonho realizado. Hoje o prefeito Fábio Gentil realiza um sonho muito especial. Essa escola foi transformada, uma escola digna para a comunidade. Isso é valorização para o bem dos nossos profissionais. Com toda certeza, o professor que vem para cá se sente muito mais valorizado, porque a estrutura da escola também valoriza o trabalho, e isso dignifica toda a comunidade”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Nós estamos cumprindo a meta do prefeito Fábio Gentil e fazendo a nossa cidade cada vez mais agradável. Na área da educação, já temos mais de 80 escolas reformadas, a exemplo dessa que entregamos hoje. Nós demos uma estrutura digna para os nossos alunos. Aqui os banheiros ainda eram sentinas, mas hoje estamos entregando uma escola padrão. Vamos reformar muito mais escolas”, garantiu Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Dar dignidade aos profissionais da educação é o principal objetivo da atual administração municipal, lembrou o prefeito Fábio Gentil. Ele afirmou que o trabalho continua e a meta é reformar todas as 215 escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Quando a gente ama aquilo que faz, você consegue empreender. Nós estamos apertando as contas públicas para poder realizar mais. A reforma dessa escola foi tão sonhada e esperada pela comunidade. É fácil administrar quando se tem recursos, mas eu quero ver o bom administrar quando os recursos são poucos. Neste momento nós estamos realizando obras com recursos próprios do município. Já passamos de 80 escolas que reformamos e ampliamos e, tenho certeza, mais do que nunca, que esse sonho continua e esta é apenas uma etapa da educação de Caxias. Logo vamos estar, de fato e de direito, tendo a educação que a gente quer”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: , ,