Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da rede municipal receberam a certificação do curso de “Humanização no Atendimento e Promoção da Saúde”, com carga horária de 20 horas, realizado pelo SENAC\Caxias, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Saúde.

A solenidade de entrega dos mais de 350 certificados aconteceu no auditório do Hotel Alecrim com a participação do coordenador da Atenção Primária, Rubenilson Luna; do prefeito Fábio Gentil; secretários municipais; vereadores e a direção e equipe do SENAC.

“Os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de acessar esse conteúdo, onde foram sensibilizados para desenvolver a habilidade de lhe dar com o ser humano. Ofertamos 11 turmas com mais de 350 matrículas, levando ao caxiense um atendimento personalizado e diferenciado”, destacou a gerente do SENAC, Rosilene Bonfim.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária em Saúde, destacou que essa parceria se dá através da tríade entre Assistência Social, Educação e Saúde e tem grande importância, pois os Agentes estão dentro dos domicílios.

“Vamos expandir para toda a rede de saúde, tornando uma Atenção Primária mais resolutiva e mais eficiente”, completou o coordenador.

“O curso veio em boa hora. Só aprendendo podemos repassar as informações. Nossos colegas ACS estão felizes e preparados para colocar em prática o que aprenderam”, disse Elzimar Pereira, presidente do Sindicato dos ACS.

“São eles que estão lá na ponta, conhecem as necessidades e nos mune de documentos necessários aos projetos socioeconômicos para o município de Caxias”, lembrou o Professor Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

Socorro Melo, secretária municipal de Saúde, destacou que é um momento de muita alegria onde eles tiveram uma capacitação em humanização.

“E não para por aqui, iremos fazer em toda a nossa rede de saúde”, declarou a secretária.

“Tivemos uma boa conversa com os ACS, onde o município irá intervir junto com eles para que todas as ferramentas necessárias ao trabalho cheguem a eles para que prestem cada vez mais um serviço de qualidade. Quando se trabalha com amor e dedicação, encontramos formas de melhorar! Os ACS estão de parabéns com essa qualificação”, enfatizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: