A equipe de profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento de Caxias (CTA) levou importantes serviços à comunidade do povoado Nazaré do Bruno em alusão à Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero.

Dentre as ações, foram feitos testes rápidos para Sífilis, hepatites virais e AIDS, bem como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, além de palestras e uma conversa sobre as doenças das quais foram realizados os testes.

O trabalho foi executado em parceria com a UBS da comunidade onde, na oportunidade, a médica Mônica falou da prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, encerrando as palestras com o cirurgião dentista Paulo, que destacou a alimentação saudável e cuidados com a saúde bucal.

Após as palestras, foram feitos exames clínicos e a solicitação de mamografias para as mulheres acima de 50 anos, enquanto que em outros consultórios eram realizados os testes rápidos trazidos pela equipe do CTA.

A UBS Nazaré do Bruno dispõe de três enfermeiras, duas médicas, três técnicas de Enfermagem, dois dentistas, duas assistentes de saúde bucal, oito Agentes Comunitários de Saúde e a equipe de apoio, com vigias e auxiliares de serviços gerais.

No encerramento do evento de saúde, foi oferecido um farto lanche para os participantes.  A enfermeira da UBS do povoado Nazaré do Bruno, Ana Amélia, lembrou que a unidade dispõe de um trabalho humanizado e marcação de consultas para todos os tipos de atendimentos de baixa complexidade.

Palavras chaves: , , , ,