A Campanha Outubro Rosa continua mobilizando a sociedade para a importância da prevenção ao Câncer de Mama e do Colo de Útero por meio de palestras, consultas, exames e ações que estão acontecendo diariamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Desta vez, o dia “D” foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde da Fazendinha e Castelo Branco, respectivamente, com decoração temática, palestras, a animação da Banda Lira Municipal e o depoimento de pacientes oncológicos, como o da professora que descobriu o Câncer de Mama há dois anos.

“Descobri em plena Campanha. Fiquei muito assustada e me perguntando por que eu, já que na minha família não tinha caso. Por isso oriento as pessoas a fazerem o autoexame”, disse.

A coordenadora da Política de Saúde da Mulher, Amanda Costa, frisou que este ano o município tem contratualizações com clínicas que prestam serviços com um número acima da média do Ministério, realizando mamografias e ultrassom da mama.

“Hoje o nosso apoio através do diagnóstico está disponível com resultados entre 15 a 20 dias. Em todas as UBSs. A média de atendimentos é de 50 a 60 mulheres. É importante procurar o diagnóstico, independente da Campanha Outubro Rosa, o ano todo”, completou a coordenadora.

“É muito importante! Devemos nos cuidar e isso é um incentivo, pois se não tivesse a Campanha eu não teria muito interesse, mas a minha agente de saúde me convidou e hoje estou aqui para participar de tudo”, destacou Lídia Sousa, autônoma.

Na UBS do bairro Nova Caxias, o trabalho foi conduzido pelas equipes das enfermeiras Marilene e Karlenir.

“Foi uma forte campanha de prevenção com grande adesão das mulheres atendidas pela nossa unidade de saúde. Fizemos exames, aconselhamentos, demonstração de autoexame da mama, terapia ocupacional, dentre outras atividades”, explicou a enfermeira Marilene Silva.

Ações na UBS do bairro Nova Caxias:

Ações na UBS do bairro Fazendinha:

Palavras chaves: , ,