A Praça do Pantheon recebeu crianças atendidas nas brinquedotecas do Município durante a ação denominada de “Brincando na Praça”. As brinquedotecas são ligadas à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social por meio dos Centros de Referência da Assistência Social. O trabalho acontece nos CRAS e nas associações comunitárias.

“Nós trabalhamos com as crianças a parte lúdica por meio do brincar. Aqui na brinquedoteca, a criança aprende brincando. Com esse trabalho a gente promove o desenvolvimento psicomotor das crianças, a sociabilidade e interatividade por meio do brincar. Tínhamos crianças que nem falavam; elas vão se desenvolvendo com a gente e também trabalhamos a inclusão das crianças especiais”, disse Leia Rodrigues, coordenadora das brinquedotecas.

Atualmente existem 17 brinquedotecas funcionando, sendo 14 brinquedotecas na zona urbana e 03 na zona rural. Naila Maria, que é brinquedista do CRAS Bacuri, fala sobre a importância do trabalho realizado junto com as crianças.

“Eu gosto demais de ser brinquedista. Com isso, a gente contribui para que elas possam interagir uma com a outra, é como se fosse os primeiros passos de uma criança para a vida escolar”, destaca Naila Maria, brinquedista do CRAS Bacuri.

Para as mães, que vêm seus filhos gradativamente crescendo em inter-relação social, fazendo amigos e desenvolvimento as capacidades psicomotoras, fica o reconhecimento ao trabalho realizado pelas brinquedistas.

“Aqui elas desenvolvem mais a amizade e interagem mais com as outras crianças”, disse Neide Paz, mãe.

“Eu levo meus filhos para participar da brinquedoteca do Centro da cidade, próximo à antiga Sinhá Castelo. É um bom trabalho para ajudar no desenvolvimento das crianças”, reforça Francilene Araújo, mãe.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,