Profissionais de saúde, médicos e enfermeiros estão passando por um treinamento que está sendo oferecido pelo setor de epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde visando o combate à Hanseníase. São três dias de aulas teóricas e práticas.

“A doença é muitas vezes negligenciada, onde o paciente tem medo de mostrar. Nas visitas domiciliares que a gente vê alguma mancha, trazemos pra cá para confirmar o caso. É uma doença que demora para apresentar os sintomas, mas pode ser diagnosticada sim, precoce. O tratamento é de graça e eficaz”, disse Javier Pasto, médico da UBS da Vila Alecrim.

O Projeto Ações Inovadoras está capacitando 24 profissionais que fazem parte das Unidades Básicas de Saúde da Vila Alecrim; Volta Redonda; Cangalheiro; Antenor Viana e Mutirão, comunidades onde há maior índice da doença. Depois de aulas teóricas, os profissionais realizaram alguns atendimentos na UBS da Vila Alecrim, aplicando o que aprenderam.

“Esse treinamento só traz conhecimento ao município e fará com que se preste um trabalho melhor à comunidade. É necessário que a equipe busque de porta em porta, que o paciente inicie o tratamento cedo”, destacou Cícero Rodrigues, enfermeiro.

“O fator primordial é o exame dermatoneurológico, onde se avalia a pele e a função dos nervos de todos os pacientes acometidos. A pessoa com Hanseníase pode perder os movimentos, ter paralisia, membros amputados, dentre outras complicações. Então é por isso que estamos aqui, para avaliar e orientar”, enfatizou Priscila Teixeira, enfermeira.

A Hanseníase é causada por um bacilo que fica em suspensão e é transmitida pela pessoa infectada por meio da respiração ao falar com outra pessoa.  Em Caxias, o Programa Municipal da Hanseníase vai implementar o trabalho de busca ativa nas residências a partir do dia 12 de novembro.

“Estamos com os profissionais do Estado fazendo o treinamento com as equipes que vão ser trabalhadas e é muito interessante receber eles, pois já vamos começar as buscas no mês que vem. A pessoa pode estar com Hanseníase e não sabe, então vamos atrás da população em suas casas”, explicou Ivo Ferro, coordenador do Programa da Hanseníase.

Em Caxias, no mês de janeiro de 2018, foram notificadas 10 pessoas com Hanseníase; em fevereiro 12 casos; em março 11 casos; em abril 11 casos; em maio 9 casos; em junho 9 casos; em julho 11 casos; em agosto 7 casos; em setembro 11 casos e em outubro 2 casos. Ao todo são 93 casos notificados de janeiro até outubro.

Palavras chaves: ,