Foi praticamente um mês da Campanha Outubro Rosa, que passou por diversas unidades básicas de saúde da zona urbana e zona rural. Em cada unidade básica, foi realizado o dia “D” da Campanha que previne contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo do Útero.

Nessa sexta-feira (26), no Mirante da Balaiada, foi realizada uma das últimas ações da mobilização, com uma palestra da médica da Atenção Primária, Anívia Carvalho, que falou sobre como se prevenir contra a doença e ensinou às mulheres como fazer o autoexame da mama.

“O autoexame da mama deve ser realizado 7 dias após o período menstrual da mulher, todos os meses. O exame deve iniciar de superficial ao profundo; ela vai palpando de forma circular toda a mama, toda a circunferência da mama, sempre da periferia até a região central. Quando você faz isso rotineiramente, você vai conhecendo sua mama. Concluída essa etapa, tem que fazer a expressão do mamilo com suavidade para saber se existe alguma secreção, seja ela transparente, leitosa, de coloração esverdeada, que elas são a expressão de alguma alteração também na mama. Então o autoexame da mama conclui com a expressão da mama. Logo depois, deve ser feito o autoexame da região axilar com a apalpação da axila e depois na região acima da clavícula”, disse Anívia Carvalho, médica da Atenção Primária de Caxias.

O encerramento oficial da Campanha, com a apresentação da quantidade de exames realizados durante a mesma, será feito na Praça do Pantheon, no próximo dia 31 de outubro, a partir das 18h, com apresentações artísticas e culturais de Caxias, além da premiação para as UBSs.

“Esse Outubro Rosa foi diferente, as equipes estavam mais engajadas, competindo de forma saudável entre si, porque no final terá a premiação para a mais engajada. Mas a população abraçou muito a causa. Ela percebeu a importância do Outubro Rosa e buscou o serviço. Graças a Deus está sendo um sucesso. A nossa Campanha está encerrando, mas o ano todo a mulher deve procurar o serviço de saúde nas unidades básicas”, destacou Amanda Costa, coordenadora de Saúde da Mulher de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,