O artesanato caxiense está expandindo seu campo de atuação. Os produtos criados com o aproveitamento dos recursos da natureza agora estão disponíveis no Shopping Center da cidade. A inauguração da Loja Edmeé Chaves Assunção, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com a administração do Shopping foi nessa terça-feira (30).

“Vendo o trabalho dos nossos artesãos e a vontade deles de mostrar em alguns locais, que infelizmente são poucos em Caxias, resolvemos abrir desde que começamos na Feirinha da Gente, depois veio o Mirante, que também tem uma loja de artesanato, e agora aqui no Shopping que é um local de passagem para pessoas daqui e de fora. Nada mais interessante que uma loja de artesanato com produtos belos e preços acessíveis feitos por artesãos de Caxias”, frisou Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

“A Secretaria da Mulher abraçou nossa ideia. Muita gente chegava e perguntava o que levar de lembrança de Caxias, mas não tinha. Temos muito que agradecer à Prefeitura, à Secretaria da Mulher. A loja está belíssima e é um presente para cidade”, disse Leninha Aragão, diretora de Marketing do Caxias Shopping Center.

19 artesãos estão com seus trabalhos sendo expostos para serem comercializados no centro de compras. São profissionais como Conceição Oliveira, que está constantemente se aprimorando nos cursos oferecidos pelo Centro de Artesanato da Secretaria da Mulher.

“Tenho 10 anos de artesã, faço cursos constantes pra buscar novos conhecimentos, aprimorar meu trabalho e desenvolver novas criatividades. Já fiz numa faixa de 10 cursos e a gente aprende não só o que tem no curso, mas outros conhecimentos através das colegas”, lembrou Conceição Oliveira, artesã.

“O objetivo do Centro de Artesanato é oferecer cursos profissionalizantes para nossas assistidas e assim elas terem uma renda e serem independentes. Essa loja é o momento em que estamos concretizando a profissionalização dessas artesãs”, destacou Larisse Cantalice, coordenadora do Centro de Empreendedorismo.

Artesão há dois anos, Abenilson Dias acredita que o local dará mais projeção à riqueza da produção artesanal de Caxias.

“Busco retratar qualquer tipo de paisagem, vem na mente e eu vou pintando. Pra cidade vai ser muito importante, pois a cultura e a arte estão sendo mais valorizados. A Prefeitura tem nos ajudado”, destacou Abenilson Dias, artesão.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou que a parceria com o Shopping engrandece a produção personalizada e original do artesanato da “Princesa do Sertão”, que aos poucos conquista espaço e valorização.

“O objetivo dessa parceria é divulgar o trabalho dos nossos artesãos dentro do Município para todos que por aqui passarem. Há uma necessidade de expor nosso produto a todos que são apaixonados por esta arte. Caxias irá trabalhar para que este espaço seja constante e que outros espaços sejam criados, para que esses produtos sejam divulgados cada vez mais e essas pessoas tenham condições de produzir mais com a venda de seus produtos”, enfatizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,