O Comitê Intersetorial de Ações de Combate ao Trabalho Infantil, ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou uma ação de conscientização das pessoas que foram visitar seus antepassados nos cemitérios da cidade na manhã dessa sexta-feira (02).

A mobilização faz parte das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) em Caxias.

O Comitê é composto por um conjunto de órgãos como: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária; Conselho Tutelar; Unicef; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e os Centros de Referência da Assistência Social.

Antes da visita aos cemitérios, foi realizada uma reunião com a coordenação responsável pela limpeza da cidade para apresentar o AEPETI. O objetivo do programa e obter informações sobre quantidade, localização dos cemitérios e sobre as equipes de funcionários responsáveis pelas limpezas.

Outro encontro foi com o padre Ribamar, responsável pelo Cemitério São Benedito, cemitério particular da cidade, para autorizar a realização da ação no dia 02/11; na oportunidade o mesmo falou do compromisso do órgão em não permitir a entrada de criança ou adolescente para trabalhar.

Foi realizado ainda o encontro com os supervisores das equipes de limpeza para sensibilizar e informá-los da importância do combate ao trabalho infantil e a relevância deles como agentes na reprodução de informações.

Durante a ação foram fixados cartazes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em cemitérios da cidade. O comitê dividiu as equipes para a realização de panfletagem e pequenas abordagens em alguns cemitérios; o critério de escolha seguiu a linha de localização em áreas vulneráveis, onde existem maiores possibilidades de incidência de trabalho infantil e locais com maior fluxo de pessoas, sendo eles: Cemitério das Pedras; Cemitério do Ipem; Cemitério dos Remédios; Cemitério do Bacuri; Cemitério de São José e Cemitério de São Benedito.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,