Os 40 estudantes estão participando do Curso de Informática Básica que está sendo oferecido na Escola Paulo Marinho, por meio do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial do Residencial Vila Paraíso, que foi contemplado com o Programa Minha Casa Minha Vida.

O Curso, que faz parte do compromisso de inserção social dos moradores em Políticas Públicas, tem duração de 4 meses e de 160h. Os alunos aprendem as noções básicas sobre o computador e como manusear cada programa.

Vicente Fernando está aproveitando a oportunidade para se aprimorar. “Eu já tinha algum conhecimento, mas precisava aguçar. A gente se sente feliz, tanto eu quanto os colegas de classe, porque muitos de nós certamente não teríamos condições de pagar um curso de informática, devido à questão do orçamento familiar”, agradeceu o morador da Vila Paraíso.

“O curso é voltado para Informática Básica. Estamos ensinando desde sistema operacional, criação de pasta, como manusear o computador, até Word, Excel, Power Point e Internet. Eles vão sair daqui capacitados para dominar esses programas”, ressaltou Ítalo Araújo, professora de Informática.

A empresa que venceu a licitação para prestar o serviço disponibiliza todo o material necessário para as aulas.

“A empresa ganhou a licitação do projeto, contratou os professores para os cursos profissionalizantes, todos com curso superior, conseguiu essa escola para fornecer os computadores e também distribui o material didático, inclusive um kit bolsa com documentário do módulo. Em 7 de novembro vai começar mais dois cursos”, disse Laodiceia Sousa, representante da execute LTDA.

O Plano de Desenvolvimento Socioterritorial da Vila Paraíso é um projeto do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, executado em Caxias graças a um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal e a Caixa Econômica Federal. Segundo o secretário adjunto de Planejamento do Município, durante 9 meses, 12 palestras e 10 cursos serão oferecidos.

“Pensa-se em qualificar os moradores que estão morando lá com cursos de aperfeiçoamento e para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. Nós temos um plantão social aqui, que é justamente para ajudar as pessoas da Vila Paraíso”, explicou Vidigal Torres, secretário adjunto de Planejamento.

Além de Informática, outros cursos serão ofertados para os moradores dos blocos C.D.E.F. da Vila Paraíso, que podem se inscrever direto na Secretaria Adjunta de Planejamento, que funciona ao lado da escola Inácio Passarinho, no Morro do Alecrim.

“Os cursos que estão com as inscrições abertas são panificação, corte e costura, bombeiro hidráulico, doces e salgados. A previsão é para início de novembro. A gente vai iniciar uma turma de confeiteiro e, logo em seguida, de panificação e também mais duas turmas de informática”, destacou Leomana Santos, coordenadora do PDST.

Palavras chaves: